Governo lança Plano de Fortalecimento de Comercialização da Agricultura Familiar em Picuí

Governo lança Plano de Fortalecimento de Comercialização da Agricultura Familiar em Picuí

O Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa (GU), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), lança, nesta quinta-feira (23), em Picuí, no Curimataú, o Plano de Fortalecimento de Comercialização da Agricultura Familiar. O evento começa às 8h, no auditório Djailma Vasconcelos, localizado na rua Antônio Firmino, 348, bairro Monte Santo, com a participação do Ministério Público Federal, de prefeituras municipais, de secretarias de agricultura e de educação, de diretorias de escolas estaduais e municipais e de gestores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
De acordo com diretor Técnico da Emater, Vlaminck Saraiva, o Plano, que vai ser realizado nas 15 coordenadorias regionais da empresa no Estado, envolve seminários regionais sobre o Pnae, capacitações em boas práticas de fabricação de alimentos, organização e implantação de feiras da agricultura familiar, execução do PAA estadual, assessoramento às câmaras municipais quanto a criação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), além da realização de Parcerias Público Privada (PPP).
Duas palestras e uma mesa redonda integram a programação do 1º Seminário Regional sobre o Pnae, que acontece em Picuí. Legislação, mapeamento e perspectivas do Pnae na Paraíba é o tema da palestra do técnico da Emater, Flávio Muller Borghezan, que vai falar sobre a Lei 11.947/2009 e a resolução número 4 de 2 de abril de 2015, que tratam, principalmente, das alterações dos valores que cada agricultor pode fornecer junto ao Pnae e outros procedimentos de execução do programa.
A segunda palestra do dia, sob o tema Atuação do Ministério Público no Pnae, será proferida pelo Procurador da República e Regional dos Direitos dos cidadãos da Paraíba, José Godoy de Sousa. Já a mesa redonda será mediada pelo diretor técnico da Emater, Vlaminck Saraiva. Durante o seminário, que atinge 37 municípios das regiões de Areia, Solânea e Picuí, serão debatidos também, a importância da emissão da nota fiscal eletrônica, o levantamento da produção e novas perspectivas a serem adotadas com o propósito de facilitar o processo de comercialização da produção oriunda da agricultura familiar no Estado.
Capacitação - A Emater, em parceria com a Agevisa e a UFPB, promove o curso de capacitação em Boas Práticas de Fabricação (BPF), Procedimentos de Padrão de Higiene Operacional (PPHO) e Instruções de Trabalho (IT) para agricultores beneficiários do Pnae e PAA.  Ao final de cada capacitação, ficam registradas, em forma de manual, todas as instruções de trabalho a serem seguidas pelos agricultores em suas unidades de produção.
A partir da capacitação que ocorreu neste mês de julho em Picuí, diversas famílias agricultoras que produzem bolos e doces diversos estão aptas a forneceram seus produtos ao Pnae e PAA.

0 Comments: