Grave falha na segurança do Android deixa aparelhos vulneráveis

Grave falha na segurança do Android deixa aparelhos vulneráveis


Uma vulnerabilidade bastante preocupante foi descoberta e anunciada por Joshua J. Drake, vice presidente da empresa de análise de segurança Zimperium Labs em entrevista para o business insider, e ela está presente em todos os aparelhos que rodam o sistema operacional da Google, ou seja, o Android, a partir da versão Android 2.2. Com essa vulnerabilidade um hacker poderia ter acesso a todo o conteúdo do aparelho e inclusive ter controle dele.
Ela está presente por causa de um erro de segurança em uma das bibliotecas do sistema, e foi batizada de Stagefright. Não há como saber exatamente quais são os detalhes de erro dessa falha, mas ela capacita hackers a invadir o aparelho que rode o Android através de uma simples mensagem de texto. Para ser infectado, o usuário não precisa sequer ler a mensagem, basta receber e mesmo que ele ou o hacker apaguem a mensagem de seu aparelho, ele ainda estará infectado.
Ou seja, tudo que o hacker precisa para ter acesso aos dados do aparelho, infectá-lo e as vezes até controla-lo é o número dele. Ele pode até mandar a mensagem, infectar e apaga-la e o usuário nem vê.
Obviamente, como não poderia deixar de ser, o anúncio desse tipo de vulnerabilidade já deixou todos em alerta e as fabricantes já estão trabalhando com medidas de segurança para evitar esse tipo de ataque enquanto a Google prometeu que já está estudando tudo para achar uma solução para o erro.
Não há muito o que o usuário possa fazer para impedir que o smartphone possa vir a ser infectado por esse tipo de falha, a não ser desligar o aparelho durante a noite ou ficar atento as atualizações propostas, já que a solução pode chegar através delas. Porém a boa notícia é que por enquanto ainda não há notícias de ataques realizados a partir dessa vulnerabilidade, ou seja, ela pode ainda não ter sido descoberta pelos hackers e terá uma solução antes que isso aconteça.



Tech Tudo 

0 Comments: