Presidente do TRE-PB apresenta levantamento sobre biometria

Presidente do TRE-PB apresenta levantamento sobre biometria


Dentro da Sessão Administrativa do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, ocorrida na última quinta-feira (17), o seu presidente, desembargador João Alves da Silva, apresentou balanço da missão em recadastrar 916 mil eleitores, distribuídos em 98 municípios pertencentes a 26 Zonas Eleitorais.

Dos 223 municípios da Paraíba, apenas 23, estão com o cadastro de eleitores funcionando com coleta de dados biométricos, correspondendo a um terço dos quase 2,9 milhões de eleitores do estado, considerando que nestes 23 municípios ficam os seus maiores colégios eleitorais, incluindo João Pessoa e Campina Grande.

João Alves lembrou que não há recursos e que o valor repassado pelo Tribunal Superior Eleitoral é de um real e oitenta e um centavos por eleitor, “quando se precisa mais que o dobro”.

Foram oficiados pelo TRE-PB, 98 prefeitos com pedidos, não de recurso financeiro, mas de apoio de pessoal e de local para a instalação dos equipamentos necessários ao atendimento com coleta de dados biométricos.

“Nos reunimos, com o vice-presidente, desembargador José Aurélio, que certamente presidirá as eleições municipais de 2016, e que participa, comigo, de todos os atos importantes desta Corte, então decidimos traçarmos dois roteiros para em quatro semanas visitarmos os 98 prefeitos e falarmos com cada um deles, pedindo três ou quatro servidores e um local para efetivarmos o trabalho, o resultado até agora é muito positivo, todos os prefeitos, por onde passamos – o brejo, cariri não encontramos qualquer dificuldade; segunda-feira, dia 20, estaremos indo ao sertão com o mesmo intuito. Isso é gratificante, temos municípios, como Borborema, que está atingindo quase 50% do eleitorado cadastrado biometricamente, em menos de 15 dias, temos Bananeiras perto de 30%. Tenho certeza que nenhum prefeito conhecedor, sensível aos problemas da sua comunidade deixará de colaborar para a implantação da biometria no cadastro de eleitores”, expôs o desembargador João Alves.




Fonte: Da Redação com Ascom

0 Comments: