Água vaza de tronco de árvore e intriga moradores em MS



Uma árvore da espécie sibipiruna tem chamado a atenção por jorrar água de dentro do tronco para fora. Perto das raízes, um pequeno buraco é passagem de água que mina para fora. O mistério intriga moradores de Dourados, a 214 km de Campo Grande.
A espécie, que tem o nome científico de Caesalpinia pluviosa, fica em frente a uma está famosa na cidade. Vizinhos tentam entender o que consideram um fenômeno. “É um mistério, um fenômeno ou outra coisa qualquer, por que eu não posso entender também”, disse Eneias Ferreira Lima, aposentado. Ele registrou a vazão da água com o celular.
O fenômeno na árvore foi descoberto por funcionários de uma unidade de saúde que fica em frente. Para o engenheiro agrônomo Homero Scalon Filho, a explicação para o mistério pode estar em algum cano estragado, já que a árvore não produz água.
“Se essa água está passando por dentro dela e está corroendo a árvore, está minando a área radicular dela. Essa árvore precisa ser apreciada até pelas autoridades aí do serviço público”, alertou.
Características
A sibipiuna é da família Fabaceae (Leguminosae). A árvore pode ter, em média, de 8 a 16 metros de altura, com tronco que varia de 30 a 40 centímetros de diâmetro. A espécie é aparentemente nativa da Mata Atlântica, mas também existem registros de exemplares na região do Pantanal.
É comum ver sibipirunas em ruas, parques e avenidas. O desenvolvimento das mudas é considerado rápido, mas a espécie leva dois anos para atingir três metros de altura. Entre agosto e novembro, a árvore floresce e chama a atenção com flores, amarelas, que parecem pequenos buquês.
G1
Compartilhar Google Plus

Autor Radio Cenecista - FM 89.9 Picui PB

Postar um comentário