Associação promove observação pública de eclipse lunar com telescópio em Picuí

Associação promove observação pública de eclipse lunar com telescópio em Picuí

O eclipse lunar que acontecerá no próximo domingo (27) poderá ser visto a olho nu em todo o Brasil (dependendo das condições do tempo), no entanto, o fenômeno poderá ser visto com mais detalhes em várias cidades da Paraíba, graças a uma iniciativa da Associação Paraibana de Astronomia.

A entidade realizará observações públicas com telescópios em todo o Estado, em parceria com instituições. Na cidade de Picuí, Seridó paraibano, o eclipse poderá ser visto com telescópio na Praça João Pessoa, no Centro da cidade. A observação começará às 21h, porém, a associação adverte que a realização do evento ficará sujeita às condições meteorológicas na noite do eclipse.

O eclipse total da Super Lua ocorre quando um eclipse total coincide com a Lua em seu perigeu, que é o momento em que ela está mais próxima da Terra. Com isso, além dela parecer cerca de 14% maior no céu, ela irá aos poucos se esconder atrás da sombra da Terra. O reflexo da luz solar na atmosfera da Terra irá fazer com que a Lua, no momento em que estiver totalmente encoberta pela sombra da Terra, assuma uma coloração avermelhada. Esse fenômeno é também conhecido como "Lua de Sangue".


Blog do Flávio Fernandes

0 Comments: