Prefeitura de Currais Novos decreta calamidade pública por causa da seca

Prefeitura de Currais Novos decreta calamidade pública por causa da seca

A Prefeitura de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, decretou estado de calamidade pública nessa sexta-feira (4) por causa da grave seca que atinge o município desde 2012. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município e autoriza a mobilização emergencial de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil, que elaborou o relatório da situação de desabastecimento de água na cidade.

Com o estado de calamidade decretado por 180 dias, podendo ser prorrogado, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens para atividades contra a seca, prestação de serviços e de obras relacionadas ao problema, desde que possam ser concluídas em até 180 dias. 

Nesta semana, por causa do baixo volume do açude Gargalheiras, que chegou a 0,2%, o abastecimento de água na cidade a partir do reservatório foi suspensa. De acordo com a prefeitura, a partir da próxima semana, carretas-pipa serão abastecidas a partir da adutora Serra de Sant'Ana em Florânia, onde a água captada será transporta até a Estação de Abastecimento do Dourado (vizinho à Matriz da Imaculada Conceição), e de lá será bombeada para a caixa d’água da CAERN na Avenida Getúlio Vargas, de onde a água será distribuída para as residências por gravidade, como era realizado com a adutora Gargalheiras.

Por causa do desabastecimento, a distribuição de água no município será prioritária para abastecer a população e os animais. “Haverá uma limitação nesse abastecimento para não comprometer os municípios que também dependem dessa água", disse Vilton. Serão 20 carretas-pipa por dia, que transportarão cerca de 1 milhão de litros de água tratada.

Para quem precisar de água para fins domésticos, serão disponibilizados oito chafarizes que captam água de poços perfurados pela Caern e DNOCS em alguns pontos da cidade. Escolas Municipais Socorro Amaral e Gilson Firmino, e UBS Joaninha Parteira no bairro Gilberto Pinheiro, são alguns dos pontos que já possuem chafarizes. Outros pontos como o chafariz do bairro Santa Maria Gorete serão instalados nos próximos dias. Já as escolas, creches, postos de saúde e Hospital Regional serão abastecidos por carros-pipa contratados pela prefeitura.

Tribuna do Norte

0 Comments: