Ponto Facultativo do Dia do Servidor Público será na sexta-feira no dia 30 de outubro

Ponto Facultativo do Dia do Servidor Público será na sexta-feira no dia 30 de outubro

O Governo Federal, através de ato editado desde o dia 3 de fevereiro deste ano, já havia fixado que, em 2015, o ponto facultativo do Dia do Servidor Público, em suas repartições e entidades da administração direta, acontecerá em data de 30 de outubro (uma sexta-feira), em vez de ocorrer no tradicional dia 28 (que neste ano cai em uma quarta-feira).

E agora, através de portaria assinada pela secretária da administração do Estado, Livânia Farias, por recomendação do governador Ricardo Coutinho, o ponto facultativo do Dia do Servidor Público, da administração estadual, também será em data de 30 de outubro, portanto acompanhando o procedimento do governo federal. O ato já foi publicado no Diário Oficial do Estado do dia 30 de setembro.

De sua parte, informações obtidas junto à Secretaria de Administração da Prefeitura de João Pessoa dão conta de que no âmbito das repartições públicas municipais o mesmo procedimento já foi determinado e que o respectivo ato, assinado pelo secretário da administração Roberto Wagner, por recomendação do prefeito Luciano Cartaxo, já foi assinado e encaminhado para publicação.


Racionalidade

Essa transferência do ponto facultativo do Dia do Servidor Público da quarta-feira (28) para a sexta-feira (30) tem por fundamento o princípio da racionalidade, tanto administrativo quanto econômico e também para melhor contemplar os próprios servidores públicos que vão se beneficiar com um feriadão que para eles começará já na sexta-feira e se estenderá até a segunda-feira 2 de novembro, feriado nacional do “dia de finados”.

Se esse Dia do Servidor Público fosse mantido neste ano no dia 28, que corresponderá a uma quarta-feira, a semana tenderia a ser prejudicada desde aquela data, com tendências dos costumeiros “enforcamentos” das quinta e sexta-feiras por parte de alguns funcionários, com conseqüentes prejuízos não só aos seus próprios trabalhos, mas porque este fato termina atingindo outros setores de atividades.


Ação positiva

Pelo que se pode avaliar, o setor privado, através de muitos dos que o integram, avaliou como positiva a ação do governo do estado e da prefeitura de João Pessoa em harmonizar esse ponto facultativo do Dia do Servidor Público com o governo federal. De acordo com Mário Tourinho, que representa o setor de transporte coletivo urbano de João Pessoa, “essas providências governamentais são mesmo de prevalecimento da racionalidade administrativa, tão necessárias especialmente em um tempo de crise como o que vivemos”.


Ascom

0 Comments: