Itans está com apenas 1,62% de sua capacidade d’água e outros também

Itans está com apenas 1,62% de sua capacidade d’água e outros também

Em entrevista ao Panorama 95, o diretor do DNOCS de Caicó, Eduardo Farias fez uma parcial da situação em que se encontra os principais reservatórios da região do Seridó. Dos que ainda oferecem condições de abastecimento, a situação mais preocupante é do Itans em Caicó.
Atualmente, ele encontra-se com apenas 1 milhão, 326 mil metros cúbicos, equivalente a 1,62% de sua capacidade máxima. A previsão de Eduardo é que até o final de dezembro, se não houver nenhuma recarga o Itans atinja a marca dos 800 mil metros cúbicos.
A Caern vai aproveitar até a última gota d’água da Barragem Passagem das Traíras
A cidade de Jardim do Seridó voltará a receber o reforço em seu abastecimento do sistema de poços, perfurados na Comunidade Rural Catururé. A informação foi confirmada pela gerente-regional da Caern, Rosy Gurgel em entrevista ao Panorama 95 (Rural FM) ontem terça-feira (17).
Ela explica que a água desse sistema não será tratada, e conseqüentemente a Caern vai se abster de cobrar a fatura do consumidor, assim que o abastecimento através dos poços for iniciado.
Maior reservatório do Nordeste, a Barragem de Sobradinho passa por uma das piores secas da história, que afeta a geração de energia elétrica, o abastecimento dos municípios da região e preocupa agricultores que dependem da água da barragem para a irrigação da produção de frutas.
Nessa segunda-feira (16), o nível da barragem atingiu 2,5% do volume útil, o mais baixo da história. Esse número vem caindo dia a dia. No dia 10 deste mês, por exemplo, estava em 2,9%. O nível mais baixo havia sido registrado em novembro de 2001 (5,46%).
“A barragem de Sobradinho é usada para tudo. A nossa principal preocupação sempre foi fazer com que a água do reservatório atenda às necessidades no maior tempo possível. Mas, hoje, estamos dependendo da chuva”, disse o diretor de Operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), José Aílton de Lima.

0 Comments: