IPC agiliza emissão de Carteira de Identidade com agendamento pela internet

IPC agiliza emissão de Carteira de Identidade com agendamento pela internet


A partir de agora, o cidadão que desejar solicitar a emissão de carteira de identidade (RG) no Estado poderá fazer o agendamento do serviço pela internet. O novo procedimento começa nesta segunda-feira (21) para agendamentos de janeiro de 2016 e vai dar mais agilidade ao trabalho executado pelo Instituto de Polícia Cientifica da Paraíba (IPC), com a ampliação no número de emissão do documento. A meta é atender 240 pessoas por dias nas quatro Casas da Cidadania de João Pessoa e 100 na Casa da Cidadania de Campina Grande.
De acordo com levantamento realizado pelo Instituto, no ano de 2014, foram emitidas 224 mil carteiras de identidade na Paraíba. Este ano, até o mês de novembro, houve a emissão de 180 mil unidades do documento. Com o novo processo de agendamento eletrônico,
“O processo mais moderno acaba com os agendamentos presenciais e por telefone e assim também termina com um problema que dificultava o atendimento. Isso acontecia porque geralmente as pessoas procuravam o atendimento em uma Casa da Cidadania e depois tentavam o mesmo serviço nas outras Casas. Porém, quando eram atendidas em uma das unidades da Secretaria de Desenvolvimento Humano, não desmarcavam nas demais, continuando na fila de espera e ocupando a vaga de outra pessoa. Com o agendamento pela internet isso não vai mais acontecer”, disse o diretor da Gerência de Identificação Civil e Criminal do IPC, perito Marcos Lacet.
Como fazer - Para ter acesso ao agendamento eletrônico a pessoa só precisa entrar no site do Governo do Estado pelo endereço www.paraiba.gov.pb.br e abrir o link que fica do lado direito da página, identificado com ‘Agendamento RG’. Lá vão estar as opções: solicitar agendamento, acompanhar agendamento e cancelamento agendamento.
Para agendar, é necessário colocar os dados pessoais, número do CPF, nome completo, telefone, e-mail e informar o órgão que deseja ser atendido, neste caso o IPC; o serviço, que é o RG; e o local de atendimento, que são as casas da cidadania de João Pessoa e Campina Grande.
O sistema vai informar as datas e os horários disponíveis para o atendimento, os documentos necessários para a emissão da primeira ou segunda via da Carteira de Identidade e emitir a guia de pagamento. O cidadão também pode acompanhar o processo de agendamento ou cancelar, se não puder comparecer ao local no dia marcado.
A secretária de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, disse que o agendamento online será mais uma forma de atendimento ao cidadão. “O Governo está trabalhando cada dia mais para melhorar o atendimento à população. Agora com o agendamento eletrônico para a emissão da carteira de identidade em algumas casas da cidadania é mais um passo para garantir qualidade no serviço oferecido aos usuários”, ressaltou Aparecida Ramos.    
O procedimento pode ser feito em qualquer computador e para quem não tem internet em casa o IPC disponibilizou computadores nas Casas da Cidadania, que já estão agendando os atendimentos para os meses de janeiro e fevereiro de 2016.     

Secom-PB 

0 Comments: