Comitê de Ética pede mais 45 dias de suspensão e banimento de Valcke

Comitê de Ética pede mais 45 dias de suspensão e banimento de Valcke


O Comitê de Ética da Fifa divulgou nesta terça-feira que pediu à entidade mais 45 dias de suspensão de Jérôme Valcke de atividades no futebol. A punição inicial do ex-secretário-geral, de 90 dias, se encerra à meia-noite desta terça.
Assim como Michel Platini e Joseph Blatter, Valcke havia sido suspenso em 8 de outubro por causa de investigações sobre envolvimento em corrupção. Porém, no dia 21 de dezembro, a Fifa anunciou o banimento de Platini e Blatter de qualquer atividade ligada ao futebol durante oito anos, enquanto a situação de Valcke ainda não havia sido definida.
Em um comunicado oficial, o presidente da comissão de investigação do Comitê de Ética, Dr. Cornel Borbély,  afirmou que concluiu o caso do francês e enviou o relatório à Fifa, pedindo a prorrogação da suspensão por 45 dias.
No relatório, Borbély recomenda à entidade o banimento de Valcke por nove anos e multa de 100 mil francos suíços (cerca de R$ 400 mil) por ter violado alguns artigos do Código de Ética da Fifa, como  conduta (art. 13), lealdade (art. 15), confidencialidade (art. 16), conflitos de interesse (art. 19) e oferecer e receber presentes e outros benefícios (art. 20). Por fim, o Comitê de Ética deixa claro que Valcke é considerado inocente até que uma decisão formal seja tomada pelo órgão.


G1 

0 Comments: