Algodão colorido paraibano é apresentado a marcas de luxo durante evento em Paris

Algodão colorido paraibano é apresentado a marcas de luxo durante evento em Paris

Maison D’Exceptions, realizada em Paris, durante a Première Vision Paris, reúne artesãos, produtores e designers que mostram suas criações para estilistas e empresários de grandes marcas do mercado da moda



O algodão colorido paraibano é o único produto brasileiro presente no Maison D’Exceptions, realizada em Paris, durante a Première Vision Paris, considerado um dos maiores evento de moda do mundo. Até quinta-feira (18) as peças fabricadas pela Natural Cotton Color, marca de moda sustentável produzida com algodão colorido orgânico na Paraíba, serão apresentadas a grandes marcas de luxo mundiais.  A exposição começou na última terça-feira (16).
 
De acordo com o gerente do Sebrae em João Pessoa, Edilson Azevedo, o evento é uma grande oportunidade de ampliação de mercado para os empresários e artesãos paraibanos. “Esperamos que o volume de encomendas aumente consideravelmente com a participação das empresas que compõem a Natural Cotton Color, artesãos e designers no evento. Esta é a primeira vez que uma empresa brasileira é convidada para expor. Temos certeza que haverá um excelente retorno para o mercado de algodão colorido do Estado”, destacou o gerente.
 
O Maison D’Exceptions é um espaço para demonstrar as habilidades e as competências do fazer artesanal. No evento, a Natural Cotton Color vai apresentar técnicas artesanais e produtos inovadores para vários atores internacionais da indústria da moda. O evento reúne artesãos, produtores e designers que mostram suas criações para estilistas e empresários de grandes marcas. Há também oficinas que são divididas em três temas: Técnicas Vernaculares, Técnicas Ancestrais e Técnicas Contemporâneas.
 
De acordo com CEO da Natural Cotton Color, Francisca Vieira, o convite para participar da seleção aconteceu em setembro de 2015, durante a presença da marca na Première Vision Paris. Na ocasião, ela levou, estrategicamente, três amostras de peças feitas à mão e, com isso, garantiu a visita de um representante da direção no estande. “Eles nos disseram para exibir nosso artesanato de forma inovadora. Desta forma, introduzimos novos desenhos e novos materiais e enviamos para a curadoria. Deu certo”, disse a empresária.
 
Entre as peças artesanais selecionadas estão amostras de Macramê e Festonê, renda Renascença e Rede de Pesca e também a técnica do Capitonê - todas do repertório das coleções de roupas e acessórios da marca. “As técnicas são as tradicionais, mas tudo é feito por nós com uma ‘pegada’ contemporânea, com releitura e inovação no design e também com a criatividade no uso dos materiais”, destacou Francisca. A Natural Cotton Color também vai apresentar tecidos de algodão colorido (a pluma já nasce com a cor, entre bege e marrom, sem uso de aditivos e corantes) e outros com tingimentos naturais feitos com plantas regionais como barbatimão, casca de cajú, entre outros.
 
Apoio - Através do apoio do Sebrae Paraíba e do Programa do Artesanato Paraibano do Governo da Paraíba (PAP), também participarão do evento três artesãs: Djanete Figueiredo da Silva, Maria de Fátima Jorge e Marlene Leopoldina Vital. Também estão em parceria com o Natural Cotton Color, as empresas Redes Santa Luzia, com o desenvolvimento de tecidos rústicos feito em tear manual, e a Unitextil, com malhas e moletons, desenvolvidos especialmente para este evento.
 
A Natural Cotton Color estará na Maison D’Exception - dentro do evento Première Vision Paris - no Parque de Exposições Nord Villepinte. Para visitar a mais importante feira da indústria da moda, é preciso estar credenciado como profissional do setor ou da imprensa especializada. No entanto, a Maison D’Exceptions é exclusiva para convidados da própria organização.




SEBRAE PARAÍBA

0 Comments: