DiaMundialDaÁgua - Açude Grande da cidade de Cajazeiras, a 450 km de João Pessoa, transbordou e encheu os canais


Reprodução/ Angelo Lima
Açude Grande de Cajazeiras sangrou

Os dados mais recentes sobre a previsão do tempo divulgados pela a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) trazem mais esperança para os sertanejos. Em pouco mais de 24 horas de chuvas, açudes acumularam grande volumes de água e alguns deles sangraram. A cena foi presenciada pela população. A Aesa prevê mais chuvas para esta quarta-feira (22) na região.
O açude Grande da cidade de Cajazeiras, a 450 km de João Pessoa, transbordou e encheu os canais. A cena não era vista há anos depois da forte e duradoura estiagem. Moradores foram para as margens do canal para admirar o espetáculo da natureza.
Outro manancial que recebeu um grande volume de água foi o açude do Jesserico, que já fica na divisa dos municípios de Sousa e Nazarezinho, no Sertão. Houve um sangramento e a paisagem amanheceu parcialmente submersa. Com a cheia, a água segue para o açude de São Gonçalo, que deverá aumentar o seu volume.
As chuvas que atingiram todas as regiões do estado nos últimos dias serviram para amenizar a situação, que ainda é crítica. Dos 124 mananciais monitorados pela Aesa, nenhum está sangrando, 33 estão com capacidade superior a 20% e 57 reservatórios em situação crítica, com menos que 5% do volume total.
Em Picuí e região caiu apenas uma neblina.
Previsão do tempo
A Aesa prevê chuvas isoladas para o Alto Sertão e Sertão, para esta quarta-feira (23). Para a região do Cariri-Curimataú, a previsão é de nebulosidade variável com chuvas localizadas.
Já para o setor leste do estado, que contempla as regiões do Litoral, Agreste e Brejo, a previsão é de nebulosidade variável. Na faixa litorânea, a temperatura máxima deverá ficar em torno dos 31º C e a mínima, perto dos 25º C.
Compartilhar Google Plus

Autor Radio Cenecista - FM 89.9 Picui PB

Postar um comentário