Pesquisa aponta seca maior e aumento de 6 graus de temperatura na Paraíba

Pesquisa aponta seca maior e aumento de 6 graus de temperatura na Paraíba


Padre Djacy Brasileiro (Divulgação)
Seca tem afetado várias localidades na Paraíba

Uma pesquisa realizada no mês de setembro deste ano pela Agência Nacional de Águas (ANA), aponta irregularidades e anomalias no regime de chuvas no Nordeste brasileiro. Dentro dessa esfera, o levantamento enfoca também a Paraíba de forma mais específica, onde foi percebida uma expansão de áreas de seca e o aumento da temperatura máxima em até seis graus em algumas regiões.


Na Paraíba, em relação ao mês de agosto, a mudança mais significativa ocorreu na parte centro-oeste, onde os indicadores mostram um aumento de área com seca. Segundo a ANA, cabe observar que, nessa mesma região, é notificada a anomalia de temperatura máxima no mês de setembro referida anteriormente, bem como no trimestre julho, agosto e setembro. Nas demais áreas do estado houve um aumento da área de seca moderada, grave e extrema (tipos de seca elencados pela agência) em direção ao Leste do estado.

A ANA explica que, historicamente, no mês de setembro, no Leste do Nordeste, em uma área compreendida entre o Litoral Sul da Paraíba e o Litoral Sul da Bahia, localizam-se as áreas da região que possuem os maiores índices pluviométricos, com volumes entre 100 e 150 mm. Nas demais áreas, os índices pluviométricos são inferiores a 75 mm e, em grande parte do Nordeste, como no Centro-Leste do Maranhão, Piauí, Ceará, grande parte dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia e extremo oeste de Alagoas, a climatologia de precipitação é inferior a 25 mm.

Durante o mês de setembro de 2016, os índices pluviométricos mais significativos foram observados no Litoral da Bahia e no extremo Oeste do Maranhão, com valores superiores a 100 mm em algumas áreas. No entanto, observa-se irregularidade de precipitação, que no Litoral Leste do Nordeste, em uma área compreendida entre o Litoral do estado da Paraíba e o Litoral de Alagoas, bem como em algumas áreas do Litoral Sul da Bahia, foram observadas anomalias negativas de chuvas.

0 Comments: