Mostarda previne o câncer e oferece outros benefícios surpreendentes; confira

Mostarda previne o câncer e oferece outros benefícios surpreendentes; confira



Ao ouvir falar em mostarda, a maioria das pessoas pensa logo naquele molho que é vendido em supermercados e comumente utilizado para dar mais sabor a lanches, carnes e pratos em geral. Mas, você sabia que a mostarda é, na verdade, uma planta cultivada no mundo inteiro e que pode ser aproveitada desde as folhas até as sementes, e que é muito nutritiva?
Luiza Ferracini, nutricionista do Dietbox (plataforma que ajuda o profissional de nutrição a fortalecer o relacionamento com pacientes), comenta que a mostarda pode ser encontrada à venda em forma de semente, folha ou molhos industrializados. “É um alimento emblemático e possui muita história… Estima-se que tenha aparecido pela primeira vez na Índia nos anos 3000 a.C.”, diz.
Além de ser aproveitada de diferentes maneiras, a mostarda destaca-se por oferecer diversos benefícios à saúde. “As folhas e sementes da mostarda são ricas em minerais como cálcio, magnésio, potássio e fósforo. Além disso, possuem antioxidantes, como os flavonoides, que comprovadamente auxiliam na prevenção do câncer de mama, próstata, cólon e ovários”, destaca Luiza.
Abaixo você conhece mais sobre os benefícios desta planta, descobre qual é a melhor maneira de consumi-la e pode se inspirar com deliciosas receitas que levam mostarda.
8 benefícios surpreendentes da mostarda
Saiba por que vale a pena incluir a mostarda na sua alimentação:
1. Poder desintoxicante: a folha de mostarda é rica em glucosinolato (composto que protege o fígado e melhora seu desempenho) e, por isso, ativa enzimas que metabolizam as substâncias tóxicas. Além disso, possui clorofila, que também contribui para a eliminação de toxinas da corrente sanguínea.
2. Combate ao colesterol alto: tanto a folha como a semente de mostarda são aliadas na hora de combater o colesterol alto. A semente contém vitamina B3, que combate a aterosclerose (quando ocorre acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias); e a folha melhora a produção de bile pelo fígado (que usa o colesterol como matéria-prima). Isto tudo ajuda, inclusive, a evitar as doenças cardíacas.
3. Melhora dos sintomas da TPM e da menopausa: a mostarda pode ser uma grande aliada, pois, especialmente devido à presença de cálcio e magnésio, ajuda a manter a boa saúde óssea das mulheres.
4. Combate a dores: com ação anti-inflamatória, a mostarda ajuda a aliviar dores articulares e musculares.
5. Prevenção ao câncer: Luiza lembra que a mostarda possui antioxidantes, como os flavonoides, que comprovadamente auxiliam na prevenção do câncer de mama, próstata, cólon e ovários.
6. Evita a prisão de ventre: como é fonte de fibras, pode ajudar no tratamento da prisão de ventre e no bom funcionamento do trânsito intestinal.
7. Prevenção à artrite e osteoporose: a mostarda possui grande quantidade de vitamina K, que atua diretamente na boa saúde óssea, entre outros nutrientes importantes neste sentido, como cálcio.
8. Melhora da circulação sanguínea: as sementes de mostarda também podem ser indicadas para o tratamento da hipertensão, já que estimulam a circulação sanguínea.
Por esses e outros inúmeros motivos, vale a pena incluir a mostarda na alimentação do dia a dia!
Como consumir mostarda
Luiza destaca que a mostarda pode ser consumida de diversas formas. “Para que seus benefícios sejam melhor aproveitados, o ideal é consumir as folhas cruas em saladas. Essas folhas devem ser armazenadas na geladeira higienizadas, para melhor conservação”, diz.
As folhas podem ainda ser refogadas ou cozidas no vapor e temperadas a gosto. Já as sementes, podem ser colocadas no preparo de carnes diversas e outros alimentos. “As sementes são utilizadas para fazer os molhos que estamos acostumados a consumir. Podem ser também trituradas e utilizadas como cobertura para saladas, em caldos de carne, etc.”, comenta a nutricionista Luiza.
A mostarda em pó, ainda de acordo com a nutricionista, é utilizada em pratos com ovos, queijos, coberturas para saladas. E é facilmente misturada.
O molho de mostarda, por sua vez, é bastante utilizado nos pratos prontos, combina com carnes e sanduíches, além de poder ser parte do tempero de saladas e legumes.
Em relação ao molho de mostarda comumente consumido, vale destacar: ele é feito à base de sementes de mostarda e, assim, possui seus nutrientes e benefícios. Porém, a maioria dos molhos de mostarda industrializados possui, em sua composição, outros ingredientes prejudiciais à saúde.
“Ainda não se sabe os malefícios que os alimentos industrializados podem causar à saúde dos seres humanos em função de seus corantes, acidulantes, etc. A mostarda em si não apresenta efeitos maléficos, mas deve-se ficar atento à quantidade de conservantes e preferir os molhos mais naturais”, comenta Luiza.
Uma boa dica é preparar seu próprio molho de mostarda em casa: basta deixar as sementes de molho em água, vinagre ou vinho até que fiquem macias. Depois, triturar num processador até obter uma pasta lisa, acrescentando ervas e especiarias de sua preferência.
Os diferentes tipos de mostarda
Conheça as particularidades dos principais tipos de mostarda:
Mostarda amarela: Luiza explica que a mostarda amarela combina com uma grande variedade de alimentos. Possui essa cor porque é adicionada cúrcuma à preparação.
Mostarda escura: a mostarda escura é consumida amplamente nas culinárias indiana, chinesa e japonesa, de acordo com Luiza. “Possui essa cor em função da maior concentração de sementes na preparação. Possui também um sabor mais picante”, explica.
Mostarda Dijon: leva este nome devido à cidade Dijon (França) ser grande produtora de mostarda e seus derivados. Luiza explica que a mostarda dijon possui vinho ou suco de uva em sua preparação. Pode apresentar também mel e outras especiarias. Pode ser combinada com saladas, sanduíches, carnes etc.
Com essas variações, é possível fazer deliciosas receitas utilizando mostarda! Inspire-se com as preparações abaixo que ganham o toque especial da mostarda:
Molhos e saladas com mostarda
1. Mostarda Dijon caseira: uma versão mais econômica da apreciada mostarda Dijon (que costuma ser bem cara aqui no Brasil). Além disso, essa mostarda fica simplesmente incrível e não é difícil de fazer!
2. Molho de mostarda e mel: uma ótima maneira de incrementar sua salada de folhas, deixando a alimentação saudável muito mais saborosa. Você usará apenas mostarda amarela, mel, limão e pimenta moída na hora.
3. Molho de mostarda para saladas e carnes: de preparo muito fácil, este molho dará sabor extra às suas saladas ou carnes. Você precisará de limão, mostarda escura, creme de leite sem soro, mel, sal e pimenta-do-reino.
4. Molho de mostarda e alcaparras: molho ideal para carpaccio. Você usará parmesão ralado, limão siciliano, pimenta vermelha, pimenta-do-reino, sal, azeite, rúcula, mostarda Dijon e alcaparras.
5. Salada de espinafre, presunto cru e mostarda: uma salada sofisticada, deliciosa, mas fácil de preparar. Você utilizará apenas espinafre cru, presunto cru, rabanete cortado bem fininho e queijo, e fazer o molho à base de mostarda em grãos, azeite, creme de leite, ervas, sal e pimenta.
6. Salada completa com molho de mostarda, balsâmico e mel: uma salada deliciosa, ideal para um jantarzinho leve. Quem não dispensa uma carne, mesmo na salada, pode acrescentar rolinhos de peito de peru, peito de frango desfiado, lascas de atum ou o que der vontade.
7. Salada de alface, tomate seco e molho de mostarda e mel: o rendimento é de seis porções, e você usará diferentes tipos de alface, além de uva-passa e o tomate seco. Para o molho, precisará de mostarda amarela, azeite, mel, gotinhas de limão, sal e água filtrada.
8. Salada de salmão defumado com queijo de cabra e molho de mostarda: uma salada elegante e deliciosa. Você precisará de mostarda em grãos, limão, creme de leite fresco, azeite, ervas, sal, salmão defumado, agrião, erva-doce e queijo de cabra.
9. Salada de folhas e queijos com molho de mostarda: uma salada sofisticada, mas sem segredos para preparar. Você basicamente tem que distribuir as folhas, depois colocar os pedaços de queijo e finalizar com as amêndoas tostadas, e servir com o molho de mostarda.
10. Salada de folhas, figo e molho de mostarda e mel: combina perfeitamente bem com um quibe assado, por exemplo. Você usará mix de folhas, figos, nozes, queijo de ovelha, alho, mel, mostarda em grão, suco de limão e azeite de oliva.
Acompanhamentos e petiscos
11. Carpaccio de peras, mostarda e nozes: você usará apenas mostarda ao mel, nozes, peras, água filtrada e limão. É um prato que acompanha muito bem folhas verdes.
12. Carpaccio de abobrinha: além de ser uma versão vegetariana do carpaccio, é campeã no sabor, refrescante, saudável, facílima de fazer e barata! Vale a pena provar!
13. Quinoa com brotos e folha de mostarda: usar broto é uma forma de deixar o prato mais interessante, diversificado e saboroso. Além de brotos variados, você usará quinoa, tomate cereja, ovos e o molho (feito com mostarda, azeite e balsâmico).
14. Batatas à mostarda Dijon: um acompanhamento diferente e fácil de fazer. Você usará apenas batata-da-terra, salsa picada, manteiga, creme de leite fresco, mostarda Dijon, água, azeite de oliva, sal e pimenta moída.
15. Purê de batatas com mostarda e vinho branco: purê de batatas já é um acompanhamento que não tem erro, né? Com mostarda e vinho branco então… fica melhor ainda! Você usará batatas grandes, nata, alho, mostarda Dijon, vinho branco seco e manteiga.
16. Couve-flor e brócolis gratinados com toque de mostarda: se você é daquelas pessoas que “esquecem” da salada no inverno, saiba que existem muitas versões de pratos quentes com legumes deliciosos para aquecer de forma saudável! E este é um ótimo exemplo, além de ser uma receita fácil!
17. Almôndegas picantes ao molho de mostarda escura: rápidas de fazer e ótima opção de petisco, essas almôndegas levam especiarias e uma boa dose de pimenta calabresa. Rende 35 bolinhos e você deve servir com mostarda escura.
18. Crepe de cogumelos e camembert com molho de mostarda: você usará ovos, leite, farinha de trigo, sal, manteiga, champignon, cogumelo portobello, abobrinha, queijo camembert, pimenta-do-reino, mostarda em grãos e creme de leite.
Pratos principais simples com mostarda
19. Carne de panela com molho de mostarda: o resultado é um molho bem forte, que mistura a acidez adocicada da mostarda amarela com todo o sabor da carne, e um aroma de tomilho para finalizar. Para amante de carne nenhum botar defeito!
20. Filé com molho de mostarda e batata: um prato fácil de fazer, mas que impressiona e agrada a maioria das pessoas. Boa dica para servir em um jantarzinho a dois ou para os amigos.
21. Filé mignon ao molho de mostarda: um prato de preparo simples e rápido, mas que fica incrivelmente bom. Para fazer o molho, além da mostarda Dijon e da mostarda amarela, você usará manteiga, cebola desidratada, água, creme de leite, sal e pimenta-do-reino.
22. Fraldinha assada na mostarda: se você não encontrar fraldinha, pode usar maminha que também fica uma delícia. As batatas ficam bem saborosas e douradas, devido a um “truque” especial da receita.
23. Filé de frango com molho de mostarda: a receita é feita com sassami, mas você pode usar o mesmo molho (que é delicioso) em outros cortes de frango, como coxa e sobrecoxa, por exemplo.
24. Frango com mostarda e mel: uma combinação de sabores já conhecida e apreciada. O rendimento é de cinco porções e você usará apenas sobrecoxa de frango, azeite de oliva, sal, pimenta, mostarda em grão, mostarda, mel, água e alecrim.
25. Frango ao molho de mostarda escura: em pouco tempo, você terá uma comidinha honesta, com um gostinho diferente e que ainda ficará mais “charmosa” com umas sementinhas de mostarda por cima.
26. Frango frito ao molho de mostarda: é daquelas receitas que você encontra em quase todos os restaurantes americanos. Fried chicken é uma receita tradicional na culinária sulista dos EUA e é bem fácil de fazer. Fica suculento, macio, crocante por fora e bem temperado.
27. Frango cremoso com mostarda: bom para variar “o franguinho do dia a dia”! Você usará leite, salsinha, cebola, alho, azeite, manteiga, frango em cubos, sal, pimenta, noz-moscada, vinagre balsâmico, mostarda comum, mostarda Dijon e creme de ricota.
Pratos principais elaborados com mostarda
28. Carne assada com manteiga de mostarda: trata-se de uma peça de maminha bem passada na manteiga misturada com mostarda Dijon e outros temperinhos. Fácil de fazer e muito saborosa.
29. Filé mignon suíno com molho de mostarda escura: como a peça de filé suíno é pequena, o prato rende para umas duas pessoas. Para acompanhar, a dica é um refogado de ervilhas.
30. Lombo de porco com molho de mostarda: você usará lombo de porco, cebola, alho, mostarda, orégano picado, vinho branco, sal, pimenta e azeite. Para acompanhar, batatas assadas no forno e salada verde.
31. Isca de fígado na mostarda: receita é bem simples, mas o “segredo” está exatamente em como deixar o fígado bem macio. A mostarda vai ao fim, por cima das iscas de fígado já grelhadas no azeite.
32. Couve salteada com alheira e mostarda: um prato diferente e saboroso, para quem gosta de inovar na cozinha. Você usará apenas couve portuguesa, alheiras, dente de alho, azeite, mostarda Dijon, sal e pimenta.
33. Medalhões de pescada no forno com mostarda: um prato elegante, leve e saudável. Você usará os medalhões de pescada, mostarda, salsa picada, sumo de ½ limão, azeite, sal e pimenta preta.
34. Gravlax de salmão com molho de mostarda: um prato de sabores sofisticados e lindo só de olhar! Você usará salmão, açúcar, sal, pimenta branca, óleo, mostarda Dijon, mostarda, limão, e azeite.
35. Risoto de queijo, mostarda e pistache: um risoto cremoso feito com queijo e pistaches com mostarda e um toque de mel. Simplesmente diferente e delicioso. Você pode degustar como prato principal e, para quem não é vegetariano, ele é um ótimo acompanhamento para carnes ou frango.
Advertências sobre o consumo da mostarda
Não há contraindicações para o consumo do alimento, de acordo com Luiza. “Apenas, deve-se atentar à quantidade de conservantes nos molhos industrializados, que podem ser prejudiciais à saúde”, diz a nutricionista.
Além disso, como outros alimentos, a mostarda não deve ser consumida em excesso. Para usufruir da melhor maneira dos benefícios que ela pode oferecer, o ideal é inclui-la na dieta sempre seguindo as orientações de um nutricionista.

180 Graus 

0 Comments: