Professor cria balança adaptada e ajuda deficiente visual a se formar em Química, na PB

Professor cria balança adaptada e ajuda deficiente visual a se formar em Química, na PB

O estudante de Licenciatura em Química Leonardo Xavier Lopes Daniel, que é deficiente visual, concluiu o curso no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), sendo ele o primeiro cego a se formar em um curso superior da instituição de ensino. Para isso, precisou de muito esforço e dedicação, além do auxílio especial do professor Sérgio Santos, que desenvolveu uma balança especial para o uso do aluno.

Segundo divulgou o IFPB, quando perdeu a visão, Leonardo, que ainda cursava o ensino médio, quis desistir dos estudos. Por conta do incentivo da família, ele conseguiu fazer o Exame Nacional do Ensino Médio. No momento da escolha do curso superior, o jovem se inscreveu para Licenciatura em Química no IFPB - campus João Pessoa sem ter muita esperança de ser classificado. “Quando saiu o resultado, vi que eu fiquei em primeiro lugar nas cotas, aí fiquei preocupado com a quantidade de cadeiras de cálculos que iria ter que pagar, mas entrei para o curso”.

Leonardo conta que quando iniciou a licenciatura houve preocupação por parte dos professores com relação a questões de segurança no manuseio de substâncias no laboratório. Até o quinto período, o aluno não conseguia ter autonomia nas disciplinas práticas, fazia apenas atividades complementares, como anotação de pesos, medidas e resultados.

Foi na disciplina de Prática Profissional, com o professor Sérgio Santos, que tudo começou a mudar. O docente desenvolveu uma balança mecânica composta por recursos sonoros capazes de auxiliar o aluno na pesagem de substâncias. O instrumento não só trouxe autonomia para o aluno, como também serviu de modelo pedagógico para a turma, de acordo com o professor. “Aqueles que não acreditavam que era possível ensinar química a um deficiente visual se deram conta de que era só querer e buscar alternativas para as limitações técnicas. Nos aspectos humano, de respeito e pedagógico foi excelente”.

A experiência vivenciada em sala de aula inspirou os futuros professores a buscarem a capacitação na área de inclusão. Lilian Mamedes, por exemplo, fez o curso de transcrição de textos em Braille e hoje trabalha dando apoio a estudantes deficientes visuais no campus João Pessoa. “A experiência que vivenciamos em sala de aula sobre inclusão foi incrível. A partir daí, eu busquei estudar sobre o assunto e percebi que existem muitas ferramentas pedagógicas que podem ser trabalhadas com o deficiente visual e não é muito complicado, basta só ter boa vontade e disposição”.
O projeto da balança adaptada ganhou uma metodologia de utilização por deficientes visuais, pesquisa que virou tema do trabalho de conclusão de curso de Leonardo. Agora, o próximo passo é ajudar outros alunos. “As escolas onde fiz o ensino médio possuíam laboratórios de química, mas eu só ouvia falar. Espero que a partir desse modelo outros deficientes visuais ou pessoas com baixa visão consigam ter autonomia em algumas atividades realizadas no laboratório”. (
portal correio)

0 Comments: