Morre na noite desse domingo, o Arcebispo Emérito da Paraíba

Morre na noite desse domingo, o Arcebispo Emérito da Paraíba

corpo de Dom José Maria Pires vai ser enterrado em João Pessoa na terça-feira (29) após a celebração da Missa de Exéquias, conhecida como missa dos fiéis defuntos, programada para começar às 16h na Basílica de Nossa Senhora das Neves. Dom José, que era Arcebispo Emérito da Paraíba e tinha 98 anos, morreu no domingo (27) em Belo Horizonte, onde está sendo velado nesta segunda-feira (28).
Dom José estava internado em um hospital de Belo Horizonte, em Minas Gerais, para tratar uma pneumonia. Ele foi hospitalizado depois de chegar doente de uma viagem a trabalho para celebrar em uma festa de Nossa Senhora do Rosário e os médicos já tinham adiantado que o quadro dele era delicado por conta da idade.
Em João Pessoa, ao longo de toda a terça-feira vão ser celebradas várias missas na Basílica, mas até as 11h30 desta segunda-feira ainda não havia definição a respeito dos horários.
O corpo do bispo deve chegar na Paraíba no início da madrugada da terça-feira no Aeroporto Castro Pinto, em vôo previsto para chegar à 1h55. De lá, tem início um cortejo em carro aberto, com o corpo sendo levado em um carro dos Bombeiros até a Basílica, no Centro da capital.Arcebispo Emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires, morreu na noite deste domingo (27), aos 98 anos, vítima de complicações de uma pneumonia. O religioso estava internado em um hospital em Belo Horizonte (MG).

A Arquidiocese de Paraíba disse em nota que “a igreja perde, neste domingo em que comemoramos o Dia do Catequista, um grande pastor. Dom José foi um dos catequistas mais ativos e humildes à frente do seu rebanho, e que soube impor a sua voz, sempre que necessário, em defesa dos menos favorecidos”.

O Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson, disse que o ‘Dom Pelé’, como ficou carinhosamente conhecido, “faz a sua passagem deixando em nós o exemplo de como ser Igreja, de como estar à frente do Povo de Deus. Descanse em paz, Dom José! Temos a certeza de que, crentes na ressurreição, ao lado do Pai, o senhor agora vai abençoar do Céu todos os que fazem a Arquidiocese da Paraíba.

Políticos e autoridades já se manifestaram o pesar nas redes sociais. O governador Ricardo Coutinho disse que ficou muito triste ao saber da partida de ‘Dom Pelé’. O senador José Maranhão também lamentou. “Minhas condolências a família e toda a Paraíba pela partida de nosso eterno Arcebispo Dom José Maria Pires”, disse. 

Nota Oficial


Morre Dom José Maria Pires

É com grande pesar que a Arquidiocese da Paraíba comunica que faleceu na noite deste domingo, dia 27 de agosto de 2017, o Arcebispo Emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires. Dom José estava internado num hospital em Belo Horizonte, e morreu vítima de complicações de uma pneumonia.

“A igreja perde, neste domingo em que comemoramos o Dia do Catequista, um grande pastor. Dom José foi um dos catequistas mais ativos e humildes à frente do seu rebanho, e que soube impor a sua voz, sempre que necessário, em defesa dos menos favorecidos. O ‘Dom Pelé’, como ficou carinhosamente conhecido, faz a sua passagem deixando em nós o exemplo de como ser Igreja, de como estar à frente do Povo de Deus. Descanse em paz, Dom José! Temos a certeza de que, crentes na ressurreição, ao lado do Pai, o senhor agora vai abençoar do Céu todos os que fazem a Arquidiocese da Paraíba”, fala comovido o Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson.

Sobre Dom José:

Dom José Maria Pires nasceu no dia 15 de março de 1919, na cidade de Córregos (MG), filho de Eleutério Augusto Pires e Pedrelina Maria de Jesus. Foi ordenado presbítero no dia 20 de dezembro de 1941, em Diamantina (MG). No dia 25 de maio de 1957 recebeu a nomeação episcopal, e a sagração ocorreu no dia 22 de setembro de 1957, em Diamantina.

Foi formado em Teologia e Filosofia pelo Seminário de Diamantina (MG), cursos que realizou entre 1936 e 1941. Antes de ser Bispo, Dom José foi pároco de Açucena-MG (1943-1946); diretor do Colégio Ibituruna em Governador Valadares-MG (1946-1953); missionário diocesano (1953-1955); e pároco de Curvelo-MG (1956-1957). Atuou como Bispo em Araçuaí-MG (1957-1965), de onde veio para ser Arcebispo da Paraíba (1966-1995). Foi também membro da Comissão Central da CNBB e Presidente da Comissão Episcopal Regional-NE2.

Na biografia de Dom José destaca-se a sua atuação na época da Ditadura Militar, quando desenvolveu um trabalho pautado na conjunção da atividade religiosa com a defesa dos direitos humanos, com vistas à mudança social. Prestou apoio nos conflitos pela terra na Paraíba, defendendo camponeses de perseguições. E lutou contra a discriminação e o racismo, incentivando a organização e a luta dos afro-brasileiros.

Dom José tinha como lema episcopal: “Scientiam Salutis” (A ciência da Salvação). Foi o quarto Arcebispo da Paraíba. O seu antecessor foi Dom Mário de Miranda Vilas-Boas, que assumiu o cargo em 1959 e renunciou em 21/05/1965. O Mons. Pedro Anísio Bezerra Dantas foi Vigário Capitular da Arquidiocese da Paraíba de 21/05/1965 a 27/03/1966 (período compreendido entre a renúncia de Dom Mário e a posse de Dom José). Dom José Maria Pires ficou à frente da Arquidiocese de 1966 até 29/11/1995. Foi sucedido por Dom Marcelo Pinto Carvalheira.

Detalhes do velório e do sepultamento ainda estão sendo acertados.


André Gomes – Portal Correio e blognp e g1

0 Comments: