Gira Mundo: Ricardo recebe os 50 alunos que fizeram intercâmbio no Canadá

O governador Ricardo Coutinho recebeu, nesta sexta-feira (16), na Granja Santana, os 50 alunos da rede estadual de ensino que participaram da edição 2017 do programa Gira Mundo. Eles fizeram um intercâmbio de cinco meses no Canadá e retornaram à Paraíba trazendo na bagagem conhecimentos sobre a cultura canadense e experiências que serão compartilhadas nas escolas estaduais. 
Na ocasião, o governador comentou que a grande ideia do programa é dar novas oportunidades para os estudantes da rede estadual, fazendo com que eles agreguem conhecimentos e tenham outras perspectivas de futuro. “Estes jovens foram ao Canadá e agora que voltaram, queremos que eles contribuam para tornar a rede estadual mais inquieta, no melhor sentido. Queremos que eles busquem melhorar e contaminar as escolas com entusiasmo, com experiências positivas, da forma mais fraterna de ser. Proporcionar ao filho do povo essa chance de estudar fora do país é extraordinário e isso está mudando muito a realidade na rede estadual de ensino”, observou Ricardo.
Desde 2016, o programa Gira Mundo já contemplou 150 estudantes paraibanos que tiveram a oportunidade de fazer intercâmbios em outros países. Na edição 2018 do Gira Mundo, estão sendo ofertadas 200 vagas, sendo 100 para o Canadá, 50 para a Espanha, 25 para Portugal e 25 para a Argentina. “O Gira Mundo veio para ficar, ele está crescendo, se aprimorando e transformando o cotidiano da rede estadual na Paraíba”, concluiu o governador.
De acordo com o secretário da Educação, Aléssio Trindade, o Gira Mundo é um trabalho inovador que visa promover melhorias na educação da Paraíba e tornar o aluno um agente de transformação social. “Os estudantes foram conhecer uma realidade diferente para voltarem como construtores de uma nova realidade. Eles serão multiplicadores do conhecimento nas suas respectivas escolas e comunidades. A mesma coisa está sendo feita com os professores através do Gira Mundo Finlândia”, lembrou.
O programa Gira Mundo, modalidade estudante, visa proporcionar aos alunos matriculados na 2ª série do Ensino Médio, o desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino. Após o intercâmbio, os estudantes se tornam multiplicadores do Programa Gira Mundo em suas regiões e desenvolvem ações voltadas ao aprimoramento da educação na Paraíba.
O coordenador do Gira Mundo, Tulhio Serrano, comentou que R$ 1,5 milhão foi investido nesta edição do Canadá e enfatizou que o programa está concretizando mais um ciclo de sucesso desta política pública de educação na Paraíba. “É uma satisfação muito grande ver a alegria desse grupo que fez um bom e proveitoso intercâmbio no Canadá. Esses meninos são a prova do êxito do Gira Mundo e eles vão agora motivar outros estudantes e a rede estadual como um todo”, frisou.
A estudante Maria Milena, de Itaporanga, não conteve as lágrimas ao rever sua mãe após passar cinco meses no intercâmbio no Canadá. Ela falou que a experiência em outro país será inesquecível. “Poder abraçar minha mãe depois de todo esse tempo fora de casa foi emocionante. Ela sempre me deu muito apoio. O intercâmbio no Canadá ficará marcado para sempre na minha vida. As pessoas de lá são muito educadas e organizadas, aprendi muito com eles. Sempre tive esse sonho de aprimorar o inglês e conhecer outro país, fiquei maravilhada com tudo”, disse.
A mãe de Maria Milena, Silene Soares, estava ansiosa para abraçar a filha. Ela comentou que está muito orgulhosa e extremamente feliz por saber que Milena realizou seu sonho. “Meu coração estava apertado quando ela foi para o Canadá, mas eu sabia que esse intercâmbio seria algo essencial para o futuro dela. Vê-la de volta e bem é gratificante. Sei que minha filha teve uma oportunidade única e só tenho a agradecer ao Governo do Estado pelo Gira Mundo”, disse.
“Estudar no Canadá foi a melhor coisa que já aconteceu na minha vida. Nunca imaginei sair da cidade de Mogeiro e ir tão longe, mas consegui. Eu voltei com a mente mais aberta, pretendo passar na faculdade e quem sabe voltar ao Canadá para fazer outros cursos. Digo a todos os alunos que se esforcem para participar do Gira Mundo, porque é algo maravilhoso”, afirmou o estudante Luiz Gustavo.
Vitória Stefany mora no município de Santa Helena e também compartilhou um pouco das experiências vivenciadas durante o intercâmbio. “Eu aprendi muitas coisas que me fizeram evoluir. Consegui falar bem inglês, conheci uma nova cultura e a realidade educacional do Canadá. Também pude ver a neve, patinar, conhecer muita gente legal, enfim, foi uma experiência que vou levar para sempre”, garantiu.

O governador Ricardo Coutinho (PSB) anunciou nesta quinta-feira (15) que na próxima segunda-feira (19) estará apresentando o programa ‘Mais Trabalho 2’, com investimentos de R$ 200 milhões na Paraíba.

O novo pacote de obras contemplará áreas como Infraestrutura, Mobilidade Urbana, Segurança Hídrica e Educação. O anúncio foi feito durante a solenidade de reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Paraíba.
Compartilhar Google Plus

Autor Radio Cenecista Picui PB

Postar um comentário