Rios e açudes do Seridó paraibano enchem após chuvas desta sexta

Diferente da crendice popular que acredita que a ‘Sexta-Feira 13’ é um dia de má sorte, as cidades de São Vicente do Seridó e Cubati, no Seridó paraibano, viveram um dia de muita sorte nesta sexta-feira (13). As chuvas que caíram sobre a região encheram açudes e rios que cortam as duas cidades.

Os registros foram feitos nas redes sociais, onde a população comemorou a chegada das águas nos mananciais. “Graças a Deus as chuvas já começam a abastecer os nossos reservatórios e garantir uma boa colheita aos nossos agricultores”, comemorou o prefeito Dudu Dantas (PSB), de Cubati.
Na cidade de São Vicente do Seridó, a prefeita Graciete Dantas escreveu nas redes sociais que alunos ao retornarem das aulas presenciaram a cena e ficaram admirados. “Muitos deles com idade de 7 anos nunca presenciaram imagens tão lindas, pois a estiagem já perdurava por mais de 6 anos”.

Na cidade de Nova Palmeira também foi registrado um bom volume de chuva nesta sexta-feira (13). De acordo com informações, o acumulado foi de 67,6 milímetros. Na cidade de Frei Martinho, as chuvas também fizeram a alegria dos moradores da zona urbana e rural. 

No Curimataú, o dia também foi de chuva. Em algumas cidades, as precipitações começaram ainda na madrugada e permaneceu durante todo o dia.

Onze açudes sangram após chuvas na PB

Subiu para 11 o número de açudes que transbordaram devido às chuvas recentes na Paraíba. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas, estão sangrando os seguintes reservatórios: Araçagi, em Araçagi; Bom Jesus, em Carrapateira; Cachoeira da Vaca, em Cachoeira dos Índios; Cachoeira dos Alves, em Itaporanga; Cafundó, em Serra Grande; Olho d’Água, em Mari; Pimenta, em São José de Caiana; São José I, em São José de Piranhas; São José II, em Monteiro; Taperoá II, em Taperoá; e Vazante, em Diamante. Além disso, estão próximos de alcançar seus volumes totais os açudes Bichinho, em Barra de São Miguel; Gramame/Mamuaba, no Conde; Jangada, em Mamanguape; São Salvador, em Sapé. Todos eles estão com mais de 90% de suas capacidades. No Sertão da Paraíba, moradores comemoram a chegada de água em outro reservatório, o São Gonçalo, em Sousa. Na última terça-feira (10), o açude estava 29% abastecido, com cerca de 13,3 milhões de metros cúbicos. Menos de uma semana depois, o volume subiu para 14,8 milhões de metros cúbicos, o que representa 33% de sua capacidade total. A expectativa da população é de que ele atinja a metade de seu limite nas próximas horas.
Duas e avenidas de Bodocó, no Sertão de Pernambuco, estão alagadas no município. A chuva começou na madrugada da sexta-feira (13), e, em menos de 24 horas, choveu quase 70 milímetros na cidade. Rios e riachos transbordaram e a água invadiu as casas e moradores perderam móveis e eletrodomésticos. Há quase 60 anos, Bodocó não enfrenta uma enchente nessas proporções.



De acordo com a prefeitura do município, já são cerca de 817 pessoas desalojadas. Muitas delas, precisaram ser levadas para creches e escolas. "Muita gente desabrigada
Compartilhar Google Plus

Autor Radio Cenecista - FM 89.9 Picui PB

Postar um comentário