Mais de 500 mil fiéis devem participar da Romaria da Penha neste sábado

Mais de 500 mil fiéis devem participar da Romaria da Penha neste sábado

Romaria da Penha aconteceu neste sábado (Foto: Reprodução)
Mais de 500 mil fiéis devem participar neste sábado (24), da 255ª Romaria da Penha. O evento religioso possui um percurso de 14 km, e começa às 22h em frente à igreja de Lourdes, na avenida João Machado, no Centro, e termina no Santuário da Penha, na orla da capital. 
Garantindo a segurança e o conforto de quem vai participar da 255ª Romaria da Penha, neste sábado (24), um esquema reforçado foi preparado. As ações envolvem as Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Municipal da Saúde (SMS), Mobilidade Urbana (Semob), Infraestrutura (Seinfra), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).
A Sedurb cadastrou 80 comerciantes informais para trabalhar no evento religioso. Não será permitida a venda de bebida alcoólica nem comercialização de bebidas em garrafas de vidro. No que compete à fiscalização, pelo menos 150 homens da PMJP estarão atuando na segurança da Romaria. São 50 agentes de controle urbano da Sedurb, que vão fiscalizar desde a montagem das barracas na sexta-feira, além de todo o percurso do evento religioso, bem como a desmontagem das estruturas. Tudo deverá ser desmontado no domingo, até as 18h.
Já a Semusb garantiu pelo menos 100 guardas municipais que, a partir das 15h30 do sábado já estarão em atividade, dando suporte na concentração de fiéis no entorno da Igreja de Lourdes, em Jaguaribe. 
A Guarda Municipal também vai atuar com postos fixos em pontos estratégicos do percurso e com motopatrulhamento durante a Romaria, distribuídos em locais de maior concentração de romeiros: Santinha da Avenida Pedro II, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Praça da Paz, no contorno do Mangabeira Shopping e em frente ao Santuário da Penha, além de um Posto de Operação Policial (POP), instalado no campo da Penha, para monitorar a área da missa campal.
Cinco equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão a postos para atender a população durante a Romaria da Penha. Serão duas Unidades de Suporte Básico de Vida (USB), uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e duas duplas de motolâncias (quatro unidades). 
As ambulâncias e motolâncias acompanharão todo o percurso da romaria em pontos estratégicos. Além da Unidade de Saúde da Família (USF) da Penha, a Unidade de Pronto Atendimento Especialidades (UPA-E) Dr. Luiz Lindbergh Farias, dos Bancários, e o Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma), que estarão preparados para dar o suporte necessário aos fiéis que irão participar da Romaria.
A Semob elaborou um esquema especial de transporte e trânsito. Mais de 100 agentes de mobilidade urbana vão realizar as intervenções necessárias no percurso e orientar os condutores. No Centro, as interdições começam a partir das 16h do sábado (24), com interdição parcial da Avenida João Machado entre a Rua das Trincheiras e Avenida Tabajaras. A circulação será impedida em uma das faixas no sentido Centro/bairros, permitindo a organização dos trios elétricos. O aumento na aglomeração de fiéis implicará no avanço dos bloqueios, levando a uma interdição total da Avenida a partir das 21h.
Ao longo do roteiro até o Santuário, haverá bloqueios em diversas vias cujos sentidos são direcionados à rota do percurso. Isso deve evitar congestionamentos e riscos aos romeiros. Os motoristas serão orientados pelos agentes no local, mas há rotas indicadas para dois pontos específicos, pois deverão ser interditados ainda durante a tarde. O Santuário da Penha estará totalmente interditado a partir das 7h do sábado (24). Será permitida apenas a circulação de veículos que contarem com o adesivo de permissão de acesso.
Transporte - Os fiéis que pretendem voltar para casa utilizando o transporte coletivo urbano vão contar com uma frota de 135 ônibus que circularão a partir das 4h, saindo da entrada da Penha, na PB-008. Serão 100 veículos da Transnacional, que farão rotas para Mangabeira e Centro, e 35 da Marcos da Silva, que irão até o Terminal de Integração do Varadouro (TIV) pelas avenidas Beira Rio e Epitácio Pessoa.
Os ônibus ficarão estacionados na PB-008, próximos do posto de combustíveis “Federal”.  Os pontos de taxi também estarão na rodovia estadual, situados à direita do posto, no sentido Altiplano. As linhas do Tetéu estarão operando normalmente durante toda a madrugada do domingo. Equipes da Seção de Fiscalização de Transporte Público (SEFTP) vão controlar a saída dos veículos, bem como o embarque e desembarque de passageiros.
Infraestrutura - Ao passarem pela Avenida Sérgio Guerra, principal via dos Bancários, os romeiros poderão conferir a nova tecnologia, que deixou a cidade mais iluminada. Com investimentos de aproximadamente R$ 290 mil, a principal avenida dos Bancários recebeu iluminação LED instalada em 72 postes e 144 luminárias. A ação, além de proporcionar uma melhor infraestrutura ao evento religioso, também auxilia o trabalho da segurança da Romaria.
Limpeza – Mais de 120 agentes estão trabalhando desde a semana passada, entre a Avenida João Machado (Centro) até o Santuário da Penha, somando cerca de 14 quilômetros. Nesta semana as equipes realizaram os últimos reparos e a pintura de meio fio em todo percurso. A Operação de Limpeza programada envolve inclui roço, capinação, catação, coleta e pintura de meio fio, além do recolhimento de entulhos e podas de todo o trajeto com equipamentos de grande porte como caçambas e retroescavadeiras, além da instalação de contêineres na Penha. Dentro do planejamento da Emlur também foram destinadas equipes para executar a limpeza durante a procissão. clickpb.

0 Comments: