PM: 52 suspeitos são detidos, 20 armas apreendidas e 20 veículos roubados recuperados no FDS

PM: 52 suspeitos são detidos, 20 armas apreendidas e 20 veículos roubados recuperados no FDS


Das 18h da sexta-feira (7) até as 23h59 deste domingo (9), foram apreendidas 20 armas, 52 pessoas foram detidas e 20 veículos roubados recuperados pela Polícia Militar na Paraíba.  
Foram 52 suspeitos detidos, sendo 31 por roubo, 10 por porte ilegal de arma, 6 por tráfico, quatro por força de mandado de prisão e um por tentativa de homicídio.
A Polícia Militar, por meio do 4º Batalhão, prendeu nesse domingo (9) os irmãos José Ronaldo Joventino dos Santos, de 19 anos, e José Rogério Joventino Vicente, 20, acusados do latrocínio (roubo seguido de morte) de dois agricultores, ocorrido no dia 23 de maio deste ano, na cidade de Araçagi, distante 18 km de Guarabira.
Os suspeitos foram presos na cidade de Guarabira, por força de mandado de prisão expedido pela comarca de Araçagi. Eles estavam foragidos em Brasília, no Distrito Federal, e tinham retornado para passar o Dia dos Pais na Paraíba.
De acordo com o comandante do 4º Batalhão, tenente-coronel Arílson Valério, a dupla praticou o crime para roubar a moto em que estavam os agricultores Cristiano José dos Santos, de 33 anos, e Jussandro Fidelis, 21, que foram mortos a tiros. “Eles chegaram esta semana em Guarabira, conforme levantamentos que fizemos, e neste domingo foram cumpridos contra os dois os mandados de prisão pelo crime cometido por eles contra os dois trabalhadores, no mês de maio”, explicou.
Os irmãos acusados do duplo latrocínio foram apresentados na Delegacia da Polícia Civil, em Guarabira.
A Polícia Militar também desarticulou, no início da noite desse domingo (9), uma quadrilha que vinha realizando barricadas nas rodovias estaduais para realizar arrastões aos ocupantes de carros e motos, nas cidades paraibanas de Belém de Brejo do Cruz, Catolé do Rocha e Brejo do Cruz e nos municípios de Patu, Messias Targino e Janduís, no Rio Grande do Norte.
De acordo com o comandante do 12º Batalhão, major Douglas Araújo, o grupo é formado por dois homens e dois adolescentes paraibanos, da cidade de Belém de Brejo do Cruz, no Sertão. “Os dois adolescentes têm 16 anos e por intermédio de um deles, que foi apreendido em Belém de Brejo do Cruz pela guarnição comandada pelo sargento Andrade, nossos policiais chegaram, com apoio do Grupo Tático de Operações (GTO) da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, aos outros três integrantes, que estavam no município de Messias Targino, no estado vizinho”, disse.
Os dois adultos foram identificados como Daniel Viana Fernandes e José Rosa dos Santos Filho, de 19 anos cada. Com o grupo, os policiais militares dos dois estados apreenderam duas espingardas e uma réplica de fuzil.
Os quatro foram encaminhados com as armas para a Delegacia da Polícia Civil, em São Bento, onde foram autuados por roubo e formação de quadrilha.
Além disso, a PM conduziu até as delegacias 31 suspeitos de assaltos que foram detidos em flagrante cometendo ações contra pessoas, estabelecimentos comerciais, veículos, ônibus e residências, nesse fim de semana, em dez cidades paraibanas. No período, que vai da noite da última sexta-feira até o fim da noite desse domingo (9), foram recuperados 20 veículos roubados durante as rondas policiais, sendo 14 motos e 6 carros.
As prisões e apreensões aconteceram nas cidades de Campina Grande, Catolé do Rocha, João Pessoa Cuité, Santa Rita, Puxinanã, Monteiro, Cachoeira dos Índios, Patos e Belém do Brejo do Cruz.
A última delas foi a de um acusado de tentar roubar um taxista, nesse domingo (9), no bairro do Varadouro, na Capital. Leandro Brito de Jesus, de 23 anos, tinha acertado uma corrida no valor de R$ 70,00, mas quando chegou próximo à rodoviária, sacou um revólver e anunciou o assalto.
A viatura da Força Tática do 1º Batalhão, comandada pelo sargento Rildo Evangelista, passou no momento do crime e prendeu o suspeito, que ainda desceu do carro e tentou fugir. Ele foi encaminhado para o Distrito Integrado de Segurança Pública de Manaíra.
Já os veículos roubados que foram recuperados nas rondas deste fim de semana, ocorreram nos municípios de Mogeiro, João Pessoa, Campina Grande, Queimadas, Fagundes, Santa Rita, Bayeux, Cruz do Espírito Santo, Teixeira, Cabedelo e Patos.
20 armas foram aprendidas, sendo 13 revólveres, sete espingardas e uma pistola em ações nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Puxinanã, São Bento, Monteiro, Queimadas, Soledade, Itatuba, Remígio, Belém do Brejo do Cruz e Malta. Dos 24 suspeitos flagrados com as armas e conduzidos até a delegacia, dez deles foram autuados por porte ilegal e os outros 14 por outros tipos de crimes.
Um dos presos com arma foi Severino Malaquias Evangelista, de 19 anos, flagrado com um revólver calibre 38, na Avenida Marta Pachêco, no Bairro dos Novais, em João Pessoa.
Segundo informações do comandante da 6ª Companhia do 1º Batalhão, capitão Sidnei Paiva, ele é suspeito de assaltar, na semana passada, o dono de uma autoescola e um advogado, no bairro de Jaguaribe, na Capital. “Com ele, apreendemos também uma moto, que teria sido utilizada no crime contra as duas vítimas, na última quarta-feira. Terminamos o fim de semana com a apreensão de sete armas de fogo na zona norte da Capital, área que é coberta pelo 1º Batalhão, sendo que três delas foram apreendidas somente no Bairro dos Novais”, informou.
João Pessoa foi o município com mais apreensões, com nove unidades. As demais cidades registraram duas ou uma apreensão, em média, no período. Foram apreendidos 12 revólveres, sete espingardas e uma pistola nas ações.
Além de 20 veículos roubados recuperados, 14 motos e 6 carros e mais de dois quilos de drogas apreendidos em abordagens.

Secom PB 

0 Comments: