RC pede nova fonte de investimento para Saúde e critica diminuição de participação federal

RC pede nova fonte de investimento para Saúde e critica diminuição de participação federal



O governador Ricardo Coutinho (PSB) comentou durante o terceiro encontro Norte e Nordeste de secretários municipais de Saúde, que é necessária uma nova fonte de investimentos na Saúde e criticou a diminuição da participação federal desde a constituição de 1988, onde caiu de 89% para 45%. “Os estados e municípios tiveram que absorver tudo isso”, reclama.

Em entrevista ao Sistema Arapuan de Comunicação, o governador afirmou que não há como diminuir despesas em outro lugar ou aumentar a receita em outro setor com o que se tem (com a situação instalada), mas é preciso criar novas fontes de financiamento. ‘Não pode achar que o hospital vai continuar aberto sem recursos. Não é possível que o Governo Federal tenha uma participação tão pequena”, reclamou lembrando que em 1988 a união respondia por 89% do financiamento da Saúde, enquanto em 2012 esse valor caiu para 45%.

De acordo com o governador, os estados e municípios tiveram que absorver essa demanda, porém ainda assim a Paraíba briu 1044 leitos e na UTI aumentou de 77 para 148, além de abrir 10 hospitais. “Nenhum deles está cadastrado no SUS apesar de atender o SUS”. diz.

Para o governador, é uma demanda emergencial e ele afirmou que compreende a crise que passa nesse momento, mas “é preciso garantir a Saúde”. Coutinho também afirmou que é preciso garantir “dinheiro novo” e lembra que se houve a taxação maior de aplicações financeiras temos que pensar em recurso específico para a Saúde “que não seja só para completar os 12% do estado ou 15% do município, mas ultrapassar esse teto”.

Coutinho ainda afirmou que a rede de Saúde não vai reduzir de tamanho, pois isso seria ruim para a população e apontou que a Paraíba está num patamar bem melhor do que estava. Para o socialista, isso seria um retrocesso muito grande que ele não gostaria que acontecesse.



Marília Domingues / Adelton Alves
PB.com

0 Comments: