Governo discute mudanças de currículo de alunos das escolas estaduais em 2016

Governo discute mudanças de currículo de alunos das escolas estaduais em 2016


Gerentes dos Núcleos Regionais de Educação do Estado se reuniram, nesta quarta-feira (29), para iniciar o debate sobre as mudanças discutidas pelo Governo Federal para unificar o ensino público no País. No próximo ano, o currículo dos alunos de escolas estaduais já pode vir com mudanças, inclusive com novas disciplinas e material didático.
Segundo a secretária-executiva Pedagógica, da Secretaria de Estado de Educação, Roseane Marinho, esse assunto vem sendo avaliado pelo Governo Federal desde 2013, mas só em janeiro deste ano começou a ser colocado em prática. “O Ministério da Educação está na fase de discussão da chamada Base Nacional, com todos os Estados. O objetivo é ver a melhor forma de construir um documento oficial, que sirva de referência para as mudanças curriculares dos alunos e até para a formação e qualificação dos professores”, disse ela.
A previsão é de que esse documento seja apresentado em setembro, para então ser avaliado com os Estados. Assim, ele deve ser finalizado e colocado em prática já em 2016. “A ideia é fazer com que alunos que estão nas escolas da região Sul do Brasil possam estudar na região Norte, que alunos do Centro-Oeste possam estudar no Nordeste e assim por diante, sem prejuízo de calendário ou grandes diferenças na grade curricular”, explicou a secretária Roseane Marinho, destacando que as especificidades de cada região vão ser respeitadas, como é o caso das áreas indígenas, por exemplo.
No próximo mês, um seminário vai marcar o lançamento do debate sobre a Base Nacional de Educação para a sociedade em geral, na Paraíba. Assim, o assunto pode receber sugestões e apoio de diversos setores, não apenas da comunidade acadêmica.



Secom PB 

0 Comments: