De Cubati à telinha: conheça a história da jornalista Larissa Fernandes!

De Cubati à telinha: conheça a história da jornalista Larissa Fernandes!


Larissa Fernandes
Entre as aulas na escola e os encontros na igreja, estavam as brincadeiras na rua. Sempre que podia, ia jogar bola com os amigos ou correr de patins. Coisas que amava fazer. Assim foi a infância da jornalista Larissa Fernandes na pacata Cubati, município paraibano com cerca de sete mil habitantes. A repórter que hoje brilha na telinha da TV Paraíbaprecisou vencer muitos desafios para chegar onde está. Filha de um taxista e uma professora coube a ela sonhar o próprio futuro e, com o apoio da família, provar para si mesma que poderia chegar longe.

Dentro de casa, Larissa tinha importantes referências de garra e determinação. O pai não completou o ensino fundamental, mas sempre foi um grande exemplo de homem trabalhador. Já a mãe resolveu cursar Pedagogia quando tinha 50 anos. Agora, ambos estão aposentados. Vendo de perto a batalha deles, ela aprendeu desde cedo a importância de lutar para crescer na vida. E foi nos estudos que encontrou a ferramenta ideal.

Toda a sua jornada escolar aconteceu em Cubati - distante 97 quilômetros de Campina Grande. Ainda na adolescência, inspirada por uma prima jornalista, ela definiu que prestaria vestibular para Comunicação Social. A aprovação para o campus campinense da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi uma grande alegria e veio acompanhada por outra conquista: a classificação no concurso público da prefeitura cubatiense, para o cargo de auxiliar administrativo.

Por três anos, ela teve que se dividir entre as duas cidades, estudando pela manhã e trabalhando à tarde. No último ano do curso, para abraçar um estágio como produtora em uma TV campinense, a jovem pediu licença do emprego público e se mudou para Campina. A partir daí, a carreira de Larissa no jornalismo começou a ganhar forma. E um destino: o Sertão paraibano. “Não pensava em ser repórter, nunca tive isso como meta. Mas surgiu oportunidade no interior, assim que conclui a graduação. E decidi ir”, disse.

A nova fase chegou trazendo vários desafios. O primeiro foi deixar a família para trás, em Cubati, e partir sozinha para um lugar que ela não conhecia. “Além disso, como nunca tinha sido repórter, precisei aprender a função no dia a dia. As coisas iam acontecendo e eu desenrolando”, contou. Com o microfone da TV Paraíba, ela passou dois anos dando voz ao povo sertanejo e mostrando os principais fatos da região. A prática foi uma atividade única e transformadora. “O Sertão é muito rico em histórias. O repórter que passa por lá não é o mesmo nunca mais. Aprendi bastante”, explicou.

Levando na bagagem muitas lições, amizades e lembranças, no final do mês passado Larissa pegou estrada para encarar mais uma etapa de sua carreira, agora em Campina Grande. Ao lembrar tudo o que viveu nos últimos anos, ela vibra com as conquistas, transbordando gratidão e saudosismo. “Saí do Sertão extremamente emocionada. Cada canto da região, cada cidade daquela, tem um pouco de minha história. Sou muito feliz por ter vivido tudo que vivi”.

Em solo campinense, a repórter é puro entusiasmo com a nova rotina na redação da TV Paraíba. Em meio à adaptação, ela não perde o foco e já faz planos para o futuro. “Espero cursar um mestrado em Comunicação. Tenho necessidade muito grande de aprender, de conhecer mais, de crescer. E, para isso, não posso parar de estudar. Quero chegar lá na frente, olhar para mim e dizer: ‘Hoje sou a repórter que sempre quis ser’”, falou, determinada. Enquanto isso, os telespectadores seguem prestigiando o talento de Larissa e a pequena Cubati continua morrendo de orgulho de sua filha ilustre.

Globo.com

0 Comments: