Placas de veículos devem ter padrão Mercosul em janeiro; veja como será a mudança

Placas de veículos devem ter padrão Mercosul em janeiro; veja como será a mudança

Portal Correio/Divulgação
Novo modelo começa a valer
em janeiro de 2017
As placas de veículos emitidas no Brasil terão novo padrão a partir de 1º de janeiro de 2017, seguindo o que é adotado nos países do Mercado Comum do Sul (Mercosul, formado pelo Brasil e outros quatro países da América do Sul). As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (22) pela Companhia de Policiamento de Trânsito em Campina Grande (CPTran). Acompanhe abaixo.


Os veículos que têm as placas que valem até o fim desde ano poderão fazer a substituição a partir de janeiro de 2017 pelo novo modelo em caso mudança de município, substituição das placas ou nova lacração, mantendo os caracteres originais.

As novas placas deverão ter o fundo branco, margem superior azul, logotipo do Mercosul do lado esquerdo; a bandeira do Brasil do lado direito; e no centro o nome ‘Brasil’, como mostra a imagem abaixo.

Outra mudança para os veículos novos será quanto aos caracteres alfanuméricos (letras e números), que passarão a possuir quatro letras e três números, com sequência organizada em forma de arranjo pelo Departamento Nacional de Trânsito.

Com essa mudança, veículos da categoria particular, que atualmente possuem o fundo cinza e caracteres alfanuméricos pretos, serão de fundo branco com letras e números pretos (caracteres alfanuméricos) com a bandeira do Brasil no lado direito, logotipo do Mercosul no lado esquerdo e o nome Brasil no centro na margem superior azul, tendo nas laterais o nome do município e estado.

Veja como vai ficar, conforme o tipo de veículo em circulação:

- Particular: Fundo branco, letras e números pretos;
- Aluguel e aprendizagem: Fundo branco, letras e números vermelhos;
- Oficial: Fundo branco, letras e números na cor azul;
- Diplomático: Fundo Branco, letras e números dourados;
- Especiais (Experiência): Fundo branco, letras e números verdes;
- Coleção: Fundo branco, letras e números na cor cinza prata.

Novo modelo começa a valer em janeiro de 2017 (Portal Correio/Divulgação)
Portal Correio 

0 Comments: