Jovens mostram desinteresse por política e só votam porque é obrigatório

Jovens mostram desinteresse por política e só votam porque é obrigatório

m tempos de crise moral e ética da classe política, onde cada vez mais a população se distancia das discussões político-partidárias, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tenta incentiva o jovem para a importância do 1º voto. Tanto que desde o dia 28 de outubro estão sendo veiculadas campanhas de conscientização nos meios de comunicação. 

Atualmente o voto é obrigatório a partir dos 18 anos, mas aqueles que possuam mais de 16 anos podem tirar o título eleitoral. O voto também é facultativo para os maiores de 70 anos e aos analfabetos.

De acordo com o TSE, atualmente a Paraíba possui 47.043 eleitores com idade entre 16 anos e 17 anos aptos a votar no estado. Esse quantitativo daria para eleger, por exemplo, de dois a três deputados estaduais no pleito de 2014.

Para tentar entender como os adolescentes e jovens pensam a política e se sentem estimulados a votar, o Portal Correio foi até o Lyceu Paraibano, uma das escolas públicas mais tradicionais do estado, para conversar sobre o assunto.

A aluna Amanda Thuanny, de 17 anos, disse ter tirado o título eleitoral há pouco tempo e preferiu não exercer o direito de voto aos 16 por não entender muito do assunto. Ela revelou não ver necessidade de solicitar o documento antes, já que trata-se de algo facultativo.

Camila Freitas, de 19 anos, se mostrou desestimulada por conta da atual situação vivida no país. A estudante revelou que a onda de corrupção faz com que ela tenha a sensação de não poder acreditar em nenhum político. “Nenhum me passa confiança, infelizmente a política se tornou algo muito sujo, onde só se vê corrupção e falcatruas”, comentou.

Já Sttefany Sophia, de 18 anos, revelou que não providenciou a retirada do título. Ela confessou que a falta de interesse em política pesou para que isso acontecesse. A estudante disse que só vai solicitar o título por conta das implicações que a falta do documento lhe trará. “Como penso em tirar o passaporte e também fazer concursos públicos terei que tirar o título, mas o que vejo na política é muita hipocrisia”, observou.

Atualmente mais de 2,9 milhões de eleitores estão aptos a votar na Paraíba.

Alexandre Freire – Portal Correio 

0 Comments: