CHUVA NA PARAÍBA E RIO G. DO NORTE

CHUVA NA PARAÍBA E RIO G. DO NORTE


PARAÍBA = Choveu granizo nessa segunda-feira (8) em Conceição, município do Sertão paraibano, distante 482 km de João Pessoa. O fenômeno aconteceu no Sítio Alto Quente e foi registrado em vídeo. 

Nas imagens, gravadas no fim da tarde, moradores comemoram a “chuva de pedrinhas de gelo”. “Glória a Deus, aleluia”, diz o morador que gravou o vídeo. O registro mostra a queda de granizo, enquanto outras pessoas celebram. É possível ouvir gritos de comemoração de crianças e adultos.  

A chuva de granizo no Sertão da Paraíba já tinha sido apontada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) como uma possibilidade. A avaliação foi feita no dia 22 de dezembro, logo após o fenômeno – considerado raro – ser registrado em Parambu, Sertão do Ceará.

Na Paraíba, o período chuvoso no Sertão, Cariri e Curimataú coincidem com o Verão. Nos últimos dias, moradores de várias cidades dessas regiões têm relatado ocorrência de chuvas acompanhadas por fortes ventos e trovoadas. correio


O açude Epitácio Pessoa, conhecido como açude de Boqueirão, no Cariri paraibano, recebeu uma recarga de 3 cm entre esta segunda-feira (8) e terça-feira (9). A melhora no volume ocorreu graças as chuvas registras em cidades do Cariri. No município de Barra de São Miguel, as chuvas reforçaram a vazão de água no Rio Paraíba, no trecho do distrito de Floresta. Até 8h (horário local) desta terça-feira a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) não divulgou o volume de chuvas na região, mas confirmou que choveu no local.

Picuí-PB = Chuva fraca na cidade, sítios: Logradouro 12mm, Novo Horizonte 13mm, Lagoa do Canto 20mm, Santa luzia, Jandaíra e pororoca uma boa chuva, Malhada da catingueira 15mm. 


RIO GRANDE DO NORTE

Alguns registros de chuvas

Comunidade Várzea do Barro – Parelhas – 07 mm

Comunidades Quintos – 22 mm

Sítio Saco da Cruz – Santana do Seridó – 31 mm

Santana do Seridó – (EMATER) – 38 mm

Sítio Vaca Brava – Acari – 65 mm 

O ano começou animador para a população do interior do Rio Grande do Norte, que enfrenta seis anos de estiagem. Nos últimos dias houve registro de chuva em várias cidades do estado do Rio Grande do Norte e em alguns municípios da Paraíba. 
Ultimamente foram registradas chuvas em Acari, Cruzeta, São José do Seridó, Jardim do Seridó, São Vicente, Florânia, Currais Novos, além de outras cidades. Nesta segunda-feira (08/01) foi registrada uma boa chuva na cidade de São José do Sabugi-PB e em Santana do Seridó-RN, onde choveu 40 milímetros. 
As previsões para 2018 são um alento para os homens e mulheres do campo. Segundo a Emparn, o estado deve ter chuvas acima da média, especialmente a partir de março, mas nada suficiente para encher os grandes reservatórios. A expectativa é que a capacidade hídrica dos reservatórios seja recuperada em até 40%. 
Fonte: Blog do Toscano Neto


0 Comments: