JORNAL CENECISTA 20/03/2020

JORNAL CENECISTA 20/03/2020

 - Mais de 220 mil foram infectados e mais de 10 mil morreram por causa do novo coronavírus, o Sars-Cov-2, em todo o mundo, de acordo com a universidade americana Johns Hopkins. Nos Estados Unidos, 44 milhões de moradores da Califórnia foram orientados a não deixar suas casas para evitar a propagação do vírus. Essa é a primeira iniciativa desse tipo em território americano. No país inteiro, mais de 14 mil foram infectados, ainda segundo a universidade.


O Ministério da Economia anunciou, nesta quinta-feira, que o governo irá pagar parte dos salários de trabalhadores que tiverem os vencimentos reduzidos, enquanto durar a crise causada pelo coronavírus. A medida terá um impacto de R$ 10 bilhões. O pagamento será válido apenas para os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos. Na prática, a medida se trata de uma antecipação do seguro-desemprego.

Uma mulher de pouco mais de 40 anos morreu nesta quinta-feira (19), com sintomas de covid-19, em Patos, no Sertão paraibano. Ela deu entrada no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro com problemas respiratórios e chegou a ser entubada, mas o quadro evoluiu muito rápido e ela não resistiu. As informações são de que a mulher recebeu uma visita recente de uma filha que mora no Rio de Janeiro. Não se sabe se essa parente também pode estar doente. Ainda não há confirmação que o óbito tenha sido realmente causado pelo covid-19. Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Patos, procuraram a Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (20) para registrar que estão sem Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequado para lidar com possíveis casos de covid-19 na cidade. Eles afirmaram que já reclamaram da situação a secretária municipal de Saúde, Francisca Lavor, que alega falta desses equipamentos no mercado e pediu até o meio-dia para tentar regularizar a situação.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prorrogou de 30 para 90 dias todos os prazos relacionados ao processamento de multas aplicadas pela instituição. Os prazos se referem a serviços como apresentação de defesa de autuação, interposição de recurso, identificação de condutor infrator e regularização de veículos com documentação retida, entre outros.

- A Receita Federal informou que que até as 17h desta quinta-feira (19) foram entregues 5,8 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020, ano-base 2019. O prazo começou no último dia 2 de março e termina em 30 de abril.
O serviço para envio da declaração fica disponível 20 horas por dia. A indisponibilidade ocorre entre 1h e 5h para manutenção de rotina. O programa gerador da declaração está disponível no site da Receita Federal.

- Os governadores de todo o país assinaram uma carta endereçada ao governo federal, pedindo ajuda emergencial para estados e Distrito Federal enfrentarem a crise provocada pela epidemia do novo coronavírus. O principal pedido é de aporte financeiro para arcar com as despesas crescentes na saúde pública e com a queda de arrecadação. Como exemplos de gastos necessários que demandam apoio financeiro, carta cita a aquisição de kits de teste para coronavírus e a criação de novos leitos.
Dentre os pedidos, está o repasse de R$ 4,50 per capita para financiar ações na saúde pública. 

- O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), anunciou nesta quinta-feira (19) novas medidas de prevenção à disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Segundo o anúncio, os shoppings centers devem ser fechados a partir de segunda-feira (23), por pelo menos 15 dias, e o comércio deve ter redução de três horas no horário comercial a partir da sexta-feira (20). A medida foi anunciada um dia depois da confirmação do primeiro caso do vírus na Paraíba.

O Corpo de Bombeiros resgatou um homem que estava à beira da passarela localizada no bairro de Água Fria, em João Pessoa. O fato aconteceu na tarde desta quinta-feira (19) e durou uma hora e meia de negociação. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também prestou apoio, já que o fato alterou a rotina do trânsito na BR-230. Os bombeiros conversaram com o homem para que ele descesse da barra da passarela onde estava sentado.

O Ministério da Educação e as secretarias estaduais e municipais da área podem flexibilizar o calendário letivo da educação básica, que prevê o mínimo de 200 dias letivos por ano conforme a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). A medida foi discutida em reunião do comitê de emergência da pasta, realizada nesta quinta (19), e está sendo avaliada. Além disso, as autoridades do setor também estudam o quanto da carga horária poderia ser ofertada pela modalidade a distância.

Informações repassadas na manhã desta sexta (20/3), dão conta de a Barragem Boqueirão de Parelhas nas últimas 24hs aumentou mais 06 centímetros em seu volume de água. Até o momento neste ano de 2020, o reservatório Parelhense recebeu 37 centímetros. Dia – 17/3 – 05 centímetros. Dia – 18/3 – 03 centímetros. Dia – 19/3 – 23 centímetros. Dia – 20/3 – 06 centímetros. Total no ano de 2020 – (37 centímetros).

Nesta sexta-feira (20) às 00h50 começa oficialmente o Outono e segue até 20 de junho. No Rio Grande do Norte, este período tradicionalmente concentra as chuvas no interior, com temperaturas mais amenas, com o aumento da umidade e das nuvens no céu. De acordo com a (EMPARN), nos próximos dias de março até maio, devido a atuação em todo o RN da Zona de Convergência Intertropical (ZTIT), a previsão é de ocorrência de chuvas, com bons volumes e distribuição, especialmente no interior e no litoral do estado.
A partir de abril, as chuvas estão previstas para as regiões leste e agreste, devido a atuação de Sistemas Ondulatórios de Leste. A chuva média esperada, para o período, por região é a seguinte: Oeste 367,2 mm, Central 288,4 mm, Agreste 297,5 mm e Leste com 496,7 mm.
“O cenário se confirmando as chuvas 2020 devem ser de normal a acima do normal contribuindo bastante para o aumento do volume de água dos reservatórios do RN”, avaliou Bristot.

- O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por unanimidade, confirmar o dia 4 de abril como data limite para a filiação partidária de quem pretende concorrer às eleições municipais deste ano. O tribunal disse não ter o poder de alterar o calendário previsto pela legislação eleitoral. O adiamento do prazo havia sido requerido pelo deputado Glaustin Fokus (PSC-GO), na sexta-feira (13), tendo em vista a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

0 Comments: