Caixa deposita nesta segunda (27) FGTS emergencial para nascidos em maio e outras

Caixa deposita nesta segunda (27) FGTS emergencial para nascidos em maio e outras

- A Caixa Econômica Federal deposita nesta segunda-feira (27) o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) emergencial para 5 milhões de trabalhadores nascidos em maio. O dinheiro será creditado na poupança digital gratuita criada pela Caixa e pode ser utilizado pelo aplicativo Caixa Tem para pagamento de boletos, contas e compras. Quem preferir sacar o dinheiro em espécie ou transferi-lo para outra conta precisa esperar até o dia 19 de setembro. A Caixa determinou duas datas para cada mês de nascimento para evitar aglomerações em agências bancárias. De acordo com o governo federal, a liberação do saque emergencial deve beneficiar 60 milhões de contas.

Como consultar 
A consulta ao benefício está disponível pelo app FGTS (Android e iOS), pelo internet banking da Caixa, pelo site oficial e pelo telefone 111. É possível checar o valor disponível e qual a data de disponibilização do FGTS. Quem não quiser realizar o saque deve informar pelo aplicativo do FGTS com pelo menos 10 dias de antecedência da data prevista do crédito. Também é possível solicitar o desfazimento do crédito depois do depósito. Neste caso, o valor volta para a conta do FGTS do beneficiário. Além disso, se a poupança social digital não sofrer movimentação até o dia 30 de novembro, os valores retornarão à conta FGTS do trabalhador, devidamente corrigidos.

A Caixa Econômica Federal (CEF) paga nesta segunda-feira (27) a quarta parcela do Auxílio Emergencial para 1,9 milhão beneficiários do Bolsa Família qualificados no programa, cujo número do NIS termina em 6. Os pagamentos para esse grupo são feitos da mesma forma que o Bolsa. Demais trabalhadores - Para os demais beneficiários do Auxílio Emergencial, a quarta parcela começou a ser paga na última quarta-feira (22). A data é para aqueles que estão no Cadastro Único, e para os inscritos por meio do aplicativo e do site que receberam a primeira parcela até 30 de abril. Os demais aprovados também receberam a partir de 22 de julho: aprovados no segundo lote receberam a terceira parcela; aprovados no terceiro e quarto lotes receberam a segunda; e novos aprovados receberam o primeiro pagamento. O calendário de pagamentos deste ciclo segue o mês do aniversário do beneficiário, e o calendário segue até 26 de agosto. Veja o calendário completo. Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.

A pausa para o pagamento das prestações do financiamento imobiliário da Caixa Econômica Federal será estendida a partir desta segunda-feira (27) por mais 60 dias, totalizando 180 dias. Até o momento, o número de contratos que tinham pausa de 120 dias chegava a 2,4 milhões, num total de R$ 8,6 bilhões.
A ampliação não é automática. Por isso, o cliente deve solicitar o aumento do período sem pagar a prestação, por meio do aplicativo Habitação Caixa ou pelos telefones 3004-1105, 0800-726-0505, opção 7; 0800-726-8068, opção 2 – 4. A previsão é que acrescente mais R$ 4,4 6 bilhões no valor total de prestações pausadas. A medida vai beneficiar os contratos realizados por meio do programa ‘Minha Casa Minha Vida’ (Faixas 1,5, 2 e 3) e do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos). Segundo o banco público, os clientes pessoas física e jurídica que já tiveram a pausa temporária de 120 dias concluída poderão prorrogar o prazo por mais 60 dias. E quem ainda não optou por essa alternativa também poderá solicitar a pausa de 180 dias.

- O retorno às atividades presenciais das escolas do Rio Grande do Norte só se dará se houver um “ambiente seguro” para a reabertura, o que depende, segundo a governadora Fátima Bezerra (PT), “da evolução das condições da pandemia” de Covid-19. A declaração foi publicada nas redes sociais da governadora na manhã deste sábado (25). Um decreto estadual de 30 de junho fixa o dia 17 de agosto como data de uma possível retomada. De acordo com o post deste sábado, esta retomada obedecerá aos protocolos de biossegurança adotados pelo RN. A continuidade da interrupção das atividades, portanto, não está descartada.

- As novas bandeiras que orientam a retomada das atividades econômicas no Estado e subsidiam os gestores municipais acerca do protocolo de controle da propagação do novo coronavírus aponta que 93% dos 223 municípios paraibanos estão entre as bandeiras laranja e amarela. A nova etapa de avaliação vai valer do dia 27 de julho a 10 de agosto. João Pessoa, Campina Grande, Conde, Cabedelo e Cajazeiras estão entre os municípios sinalizados com bandeira amarela. Neles podem funcionar, além dos serviços essenciais, hotéis, pousadas, comércio, shoppings, comércio popular (camelôs) e serviços em geral; escolinhas de esporte sem contato físico, cumprindo novos protocolos de segurança sanitária. Os municípios que estão nas bandeiras laranja, a exemplo de Catolé do Rocha, Bayeux, Mamanguape e Princesa Isabel, só estão autorizados a funcionar o comércio essencial. Alcantil, Areia, Barra de Santana e Santa Inês estão entre os municípios com bandeira verde. Os municípios que estão inclusos nesta bandeira podem retomar as atividades em todos os segmentos econômicos. De acordo com o levantamento, 185 cidades possuem bandeira laranja e esse número representa 83%; 22 municípios, representando 10%, estão em bandeira laranja; 16 municípios, que somam 7%, estão na bandeira verde e nenhum município está na bandeira vermelha. Em comparação à última avaliação, que foi divulgada dia 11 de julho, foi constatado um aumento nos municípios sinalizados com bandeiras laranja ou amarela e uma redução de municípios com bandeira verde. Os números anteriores apontavam 182 municípios na bandeira amarela, 23 municípios na bandeira verde e 18 municípios na bandeira laranja. Em relação à bandeira vermelha, também não havia nenhum município inclusa nela. Nos municípios enquadrados em bandeira amarela residem 86,6% dos paraibanos, onde estão acumulados 93,18% dos casos de coronavírus no estado. 10,77% dos paraibanos moram em municípios com bandeira laranja e 2,62% em cidades com bandeira verde. Juntos, eles somam 6,81% dos casos confirmados da Covid-19. Estão liberados para o funcionamento, em qualquer bandeira, salões de beleza e barbearias, atendendo exclusivamente por agendamento prévio e sem aglomeração de pessoas nas suas dependências e observando todas as normas de distanciamento social.

0 Comments: