Projeto de abastecimento do Seridó e Curimataú já está sendo elaborado

Projeto de abastecimento do Seridó e Curimataú já está sendo elaborado

 Na última quinta-feira (20), o vereador-presidente da Câmara Municipal de Picuí, Seridó paraibano, Aldemir Macedo (PSB), recebeu na sede do município picuiense os engenheiros do Consórcio Incibra e B&B. De acordo com o parlamentar, a visita dos engenheiros que também foi acompanhada pelo coordenador da Cagepa Local, Franklin Amorin, teve como principal finalidade realizar estudos e análises nas redes de água de Picuí, que faz parte do Ramal Curimataú do Sistema Adutor TransParaíba.

Para o parlamentar, "É gratificante saber que, por meio de uma grande luta junto à Cagepa, ao deputado Buba e o governador João Azevedo, conseguimos trazer água do Açude Caraibeira à até as residências picuienses, e, agora, nossa esperança em receber as águas do 'Velho Chico' em nossa terra amada e em toda nossa região reascende. Até ano que vem, com toda certeza, nossa Picuí e toda nossa região terá muito mais desenvolvimento", disse.

Divulgação

A elaboração do projeto de melhoria das redes de distribuição de água da Terra da Carne de Sol, bem como de outros 19 municípios que também fazem parte do Ramal Curimataú do Sistema Adutor TransParaíba, foi iniciada no último dia 6 durante uma uma reunião entre os engenheiros da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e do Consórcio Incibra e B&B.

A ordem de serviço que celebra o contrato entre as empresas acima mencionadas autoriza o projeto que representa um investimento de R$ 1,4 milhão do Governo da Paraíba, deverá ser concluído até março de 2022 e já foi anunciada pelo governador João Azevedo.

De acordo com o presidente da Cagepa, dr. Marcus Vinícius Neves, “Muitas dessas cidades possuem tubulações muito antigas e que não seriam adequadas para receber uma obra do porte da TransParaíba. Portanto, esse projeto tem o objetivo de elaborar a melhor forma de dotar essas cidades de infraestrutura básica, com novas redes, para receber as águas que virão pela adutora”, explicou.

Divulgação

Municípios beneficiados

Os municípios beneficiados com o projeto são: Boqueirão, Cabaceiras, Boa Vista, Soledade, Juazeirinho, São Vicente do Seridó, Pedra Lavrada, Nova Palmeira, Cubati, Olivedos, Sossego, Cuité, Nova Floresta, Baraúna, Picuí, Frei Martinho, Barra de Santa Rosa, Damião, Araruna e Cacimba de Dentro.

O Sistema Adutor Curimataú corresponde ao Segmento II da TransParaíba, obra que vai integrar a Transposição do Rio São Francisco com a região mais seca da Paraíba. O projeto do Ramal Curimataú conta com mais de 350 km de adutora, com diâmetro variando entre 150 mm a 600 mm e uma estação de tratamento saindo do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) com capacidade de tratar mais de 544 litros por segundo. Ainda, serão construídas 21 estações de bombeamento, beneficiando 148 mil habitantes que terão segurança hídrica e água de qualidade nas torneiras.

0 Comments: