Morre o médico e ex-deputado estadual Dr. José Pereira da Costa

Morre o médico e ex-deputado estadual Dr. José Pereira da Costa

 

Sepultamento acontece às 17h, em Cuité.

Morreu na noite deste sábado, 27 de novembro, o médico e ex-deputado estadual José Pereira da Costa, de 97 anos. Dr. Pereira, foi o primeiro filho do Curimataú, eleito para o cargo de deputado estadual.

A partir das 15h, o corpo será velado na Loja Maçônica Pedro Viana da Costa em Cuité, o sepultamento acontece às 17h, no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Cuité. 

Biografia

Dr. José Pereira da Costa nasceu no dia 06 de abril de 1924 na Fazendo Saco do Milho, então município de Cuité. É filho de Aniceto da Costa Pereira e Eufrásia Lira da Costa. Como irmão teve Jaime, Adélia, Cecília, Almira, Martim, Aniceto, Pedro, Anacleto, Maria do Carmo, Josefa e Teresa.

Muito jovem decidiu estudar, apesar das condições financeiras de seus pais. Cursou o Secundário na cidade de João Pessoa (PB) e Superior na cidade de Recife , estado de Pernambuco. Em 1946 faleceram seus pais, ficando órfão, seu irmão Jaime da Costa Pereira assumiu a responsabilidade financeira de mantê-lo estudando. Este gesto humano do irmão Jaime, torna- o eternamente grato desse amor fraternal.  Em 1955 formou-se e Medicina pela Faculdade de Medicina de Recife. Foi o segundo filho da região do Curimataú e o primeiro médico cuiteense.

Após um atendimento difícil com sucesso, a uma parturiente do município de Picuí, foi convidado por representantes da comunidade picuiense a exercer a medicina naquela cidade. Após ouvir o seu amado e respeitado tio Jovino da Costa Pereira, aceitou o convite e abraçou a cidade de Picuí como sua nova terra.

Em 1955 candidatou-se ao cargo de prefeito de Cuité. Por uma diferença de apenas três votos, perdeu para seu opositor. Em 1959 casou-se com a jovem picuiense Rodemília Macedo. Dessa união matrimonial nasceram os filhos Hígia, Themis, Cintía, Thália, Cibele, e José Pereira Júnior.

Muito amado nas regiões do Curimataú e Seridó paraibano candidatou-se e foi eleito Deputado Estadual por três legislaturas consecutivas no período compreendido entre 1959 a 1970. Como representante do nosso povo na Assembleia Legislativa, sem nunca esquivar-se do atendimento médico em nossa região, conseguiu carrear benefícios a região. Eis os principais:

- Fundação das Maternidades de Picuí e Cuité, através das Associações APAMIP e APAMIC.
- Difusão da CNEC em Picuí, juntamente com o Professor Felipe Tiago Gomes.
- Implantação da Fundação Padre Ibiapina, através do professor Afonso pereira, na cidade de Cuité.
- Criação e Construção do Antigo Colégio  Estadual de Cuité, no governo João Agripino.
- Construção do prédio da atual Escola Estadual de Ensino Fundamental deputado José Pereira, na cidade de Nova Floresta.
- Construção das pontes nos municípios de Cuité e Picuí, no governo João Agripino.
-Emancipação Política dos municípios de Barra de Santa Rosa, Frei Martinho, Nova Floresta, e Nova Palmeira.
- Criação dos Distritos do Melo e Sossego em Cuité e Baraúna no município de Picuí.

Por fim, como profissional da saúde nunca deixou de atender principalmente os mais humildes. Auxiliado pelas atendentes Zefa Grossa, e Terezão caminhou a pé, em costas de cavalos, jipe, atravessando rios cheios e os espinhos de nossa caatinga, amenizando a dor de homens e mulheres, que além de acreditar no poder da Ciência médica, tinham diante de si, um homem que tinha a caridade como prática de vida, fazendo ver no seu próximo a semelhança do nosso Deus.

 Prof. José Pereira Sobrinho

0 Comments: