Portal UOL destaca a UFCG como a maior inventora do país

Portal UOL destaca a UFCG como a maior inventora do país

 



A posição da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no topo do ranking nacional de registro de patentes de invenção no país foi destacada em matéria publicada nessa segunda-feira, dia 15, pelo portal UOL.

De autoria de Carlos Madeiro, a matéria foi postada na seção Tilt, que aborda temas relacionados à tecnologia e inovação. Nela, o jornalista busca entender como uma universidade no agreste paraibano se tornou a maior inventora do país, desbancando empresas e universidades de orçamento bilionário, a exemplo da Petrobras, que ficou na segunda posição do ranking. Em 2020, foram depositados 96 registros de invenções pela UFCG. A Petrobras depositou 79.

A resposta, diz o texto, está na criação, em 2008, do NITT (Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia), constituído para gerenciar a política de patentes da instituição. "A UFCG apoia ações de inovação, faz investimento na cultura da propriedade intelectual. Os nossos pesquisadores já têm essa visão desde o início do projeto, de proteger suas invenções", esclarece, na matéria, o coordenador do NITT, professor Rennan Gusmão. "O NITT faz a gestão da política de inovação, treina e auxilia pesquisadores, dá palestras, vai in loco aos laboratórios, dissemina a cultura da propriedade intelectual e a importância da inovação tecnológica".

A matéria também destaca as pesquisas realizadas no Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (Certbio), como as que envolvem a quitosana, "um dos polímeros naturais mais pesquisados no mundo para uso como biomaterial", segundo o coordenador do laboratório, professor Marcus Vinicius Lia Fook, que citou o desenvolvimento de uma membrana que já está em fase de uso em humanos para tratamento em um caso de úlcera diabética no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da UFCG.

Finalizando a matéria, o reitor Antônio Fernandes ressalta o potencial inovador da UFCG e adianta que atual gestão está se empenhando no aperfeiçoamento da gestão de ativos de propriedade intelectual e geração de royalties, captados junto ao licenciamento de tecnologias, para que resultem em mais investimentos no ecossistema de inovação da universidade.

O que é patente ?

Patente é o direito, concedido a um inventor ou titular pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que oferece o uso exclusivo de uma invenção por um período de 20 anos. A patente impede que terceiros possam produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar, sem o consentimento do detentor da patente.

Veja aqui a matéria completa.

Ascom UFCG, com dados do UOL

0 Comments: