Barragem sangra no Cariri e Sertão tem maiores índices de chuva

Barragem sangra no Cariri e Sertão tem maiores índices de chuva

Reprodução/Facebook/Thércio Rocha
Em Teixeira também choveu
Parte da região mais seca da Paraíba está recebendo grandes quantidades de chuva, o que pode aliviar alguns problemas provocados pela estiagem prolongada. Entre a noite dessa terça (29) e a madrugada desta quarta (30), a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) registrou chuva em 137 localidades monitoradas na Paraíba. O maior índice verificado foi de 170 milímetros, em São José de Princesa, a 460 km de João Pessoa, no Sertão. 


Em Monteiro, a 305 km da Capital, no Cariri, a barragem São José sangrou (transbordou) na madrugada desta quarta (30), com água do Rio Paraíba. Moradores da região aproveitaram para comemorar a chegada da água. A Aesa registrou 98 mm de chuva na cidade.
Barragem transbordou em Monteiro
Foto: Barragem transbordou em Monteiro
Créditos: Reprodução/Cariri Ligado
Um vídeo mostra um trecho do canal da transposição do São Francisco cheio com água do Rio Paraíba após a chuva em Monteiro. A narração é do vice-prefeito da cidade, Cajó Menezes.
Na microrregião do Vale da cidade de Piancó, a 395 km de João Pessoa, também choveu de forma contínua. Apesar da intensidade, o volume registrado pela Aesa foi razoável, de 35 mm.
Foram registradas ainda chuvas consideráveis em cidades como São Bento, Riacho dos Cavalos e Paulista.
Na cidade de Teixeira, a km de João Pessoa, o jornalista Thércio Rocha postou no Facebook o resultado da chuva na cidade.
Também choveu em Teixeira
Foto: Também choveu em Teixeira
Créditos: Reprodução/Facebook/Thércio Rocha
Em Patos, a 317 km da Capital, no Sertão do estado, a Aesa registrou cerca de 40 mm de chuva que se estenderam da noite de terça até a madrugada desta quarta.
Serra fica nebulosa em Patos
Foto: Serra fica nebulosa em Patos
Créditos: Reprodução/Patos Online
Em João Pessoa, a terça começou bastante ensolarada, mas terminou com chuvas que também se estenderam pela madrugada da quarta. Na Capital, a Aesa contabilizou entre 30 e 36 mm, em dois pontos monitorados na cidade.
Em Campina Grande, no Agreste, foram 50 mm de chuva nessa terça (29), mas as ocorrências atingem apenas a cidade e parte da região. Boqueirão, cidade próxima e onde fica o manancial que abastece Campina, não recebe chuva e o açude permanece com apenas 10,8% da capacidade.
Previsão
A Aesa prevê céu nublado a parcialmente nublado com chuvas para todo o setor leste do estado, que contempla as regiões do Agreste, Brejo e Litoral, nesta quinta-feira (31).
A previsão é a mesma para a região do Semiárido, que engloba as regiões do Cariri-Curimataú, Alto Sertão e Sertão.
Ainda de acordo com a Aesa, a temperatura máxima deverá ficar em torno dos 30º C e a mínima deverá atingir os 23º C, na faixa litorânea.
Veja as temperaturas:
Brejo – máxima de 28º C e mínima de 20º C
Agreste – máxima de 30º C e mínima de 20º C
Sertão – máxima de 33º C e mínima de 23º C
Alto Sertão – máxima de 33º C e mínima de 23º C
Cariri-Curimataú – máxima de 30º C e mínima de 22º C

Chuvas constantes aumentou em dois metros nível do açude Zangarelhas em Jardim do Seridó

O açude Zangarelhas um dos reservatórios que abastece a cidade de Jardim do Seridó já recebeu nas últimas chuvas segundo o escritório local da Caern, mais de dois metros cúbicos de água. 
Com as águas das chuvas de ontem quarta-feira (30, o reservatório aumentou 1,60 cm. O acúde tem capacidade total de 7.916.250 m³ de água. 

Barragem das Traíras começa a receber águas dos rios

A esperança do agricultor do município de Jardim do Seridó foi renovada com as últimas chuvas que caíram no município nos últimos dias, ocasionando sangrias de açudes e cheia dos rios Cobra e Seridó.
Na manhã desta quinta-feira mais um motivo para alegria com a cheia do rio Seridó. Segundo o agricultor Nelsinho, na última medição o rio já atingiu 1,63 cm nesta manhã  e vem aumetando consideravelmente. 
As informações que foram repassadas por moradores da Barragem das Traíras ao Blog, é que com as chuvas da terça-feira a barragem aumentou 10 cm e com a cheia do rio Seridó esse volume vai aumentar nas próximas horas.

Começou o espetáculo das águas na ponte Zé de Basto em Jardim do Seridó

A cidade de Jardim do Seridó continua registrando boas chuvas nas últimas horas. Ontem, quarta-feira (30), foi um dia de bons registros pluviométricos, em alguns pontos a chuva foi de 90 milimetros.

Açúdes já sangram em Carnaúba dos Dantas após chuvas

As chuvas de ontem terça-feira (29) também foram generosas no município de Carnaúba dos Dantas.
Na Fazenda Piauí de propriedade do pai da vice-prefeita Nana Medeiros os seis açudes já atingiram a lâmina de sangria.

Já tem reservatório sangrando na Zona Rural de Jardim do Seridó

A informação que chega das comunidades rurais no município de Jardim do Seridó é que os reservatórios dos sítios Tanques, Cachoeira dos Patrocínios, Cachoeira Preta e Marcas atingiram sua lâmina de sangria. 
O registros das últimas chuvas nessa área rural atingiu no sítio Marcas mais de 200 milímetros e Tanques 135 milímetros.

Barragem Boqueirão de Parelhas recebe bom volume d'água

Até o início da manhã desta quinta-feira, 31 de março, já havia aumentado seu volume em 3,33m
Reprodução/Marcos Silva
Barragem Boqueirão na manhã desta quinta-feira (31)
Depois das fortes chuvas caídas na região do Seridó do Rio Grande do Norte, chegam informações que a Barragem Ministro João Alves Filho - Barragem Boqueirão de Parelhas, até o início da manhã desta quinta-feira, 31 de março, já havia aumentado seu volume em 3,33m.


Na última terça, 29, a barragem já havia recebido 46 cm, e na quarta, 30, o reservatório aumentou o seu volume em 2,91m. Ainda segundo informes, a barragem continua recebendo muita água.

O reservatório abastece as cidades de Parelhas e Carnaúba dos Dantas.

0 Comments: