Cachorro morre após ser abandonado em tonel de lixo

Um cachorro morreu após ter sido abandonado, com uma lesão na boca, em um tonel de lixo, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, neste domingo (13). O animal foi socorrido por moradores e levado para uma clínica veterinária, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde desta segunda-feira (14).

De acordo com Danúbia Andrade, moradora de um prédio na rua em que o cachorro foi encontrado, ela e sua família estavam saindo para almoçar no domingo quando viram que uma caixa estava tampando a lixeira do prédio. Ela contou que, ao retirar a caixa, seu marido encontrou o animal sujo e machucado.

As câmeras de segurança do prédio flagraram o momento em que o homem chega de carro, tira do porta-malas uma caixa com o cachorro dentro e, em seguida, joga o animal dentro do tonel. Depois, ele coloca outras caixas por cima e vai embora, no carro. 

Ela explicou que seu esposo é síndico do prédio e por isso foi ajeitar o tonel de lixo. “Levamos o cachorro para casa da minha mãe para dar banho, achamos que ele só estava sujo. Ele estava muito machucado na boca e não tinha por completo a língua”, afirmou.

Com isso, foi feita uma mobilização nas redes sociais para tentar solucionar a situação. Lyndemarques Oliveira é veterinário e dono de uma clínica na região em que o cão foi encontrado e, por isso, foi procurado para prestar a assistência necessária.

O profissional relatou que o cachorro não apresentava sinais de tortura, mas que tinha uma ferida na boca, que estava infeccionada. “Quando o animal chegou para mim, chegou em estado de choque, com uma infecção muito grande. Não tinha pancada, não tinha hematoma, tinha essa lesão na boca que é causada pelos bichos que pousam em uma ferida”, disse.
(Foto: Danúbia Andrade/Arquivo Pessoal)
Cachorro estava com ferida
na boca e apresentava quadro
infeccioso, segundo veterinário
O médico veterinário explicou que o quadro do cão era considerado grave. “Essa pessoa, que eu nem acredito que seja gente, jogou esse animal no lixo e tampou com uma caixa pesada para o animal não conseguir sair. Ele estava com ‘tapurus’ na boca, que já tinham se alimentado de toda musculatura na boca dele, e acredito que com um quadro de desnutrição, já que com a boca desse jeito dificilmente estava se alimentando”, frisou.

Além disso, Lyndemarques Oliveira, que prestou o atendimento sem cobrar os custos, também ressaltou que o animal recebeu vários tratamentos. “Ele chegou com vida na clínica, foram feitos todos os primeiros socorros, foi colocado na terapia, no soro, remédio para dor, antibiótico, anti-inflamatório. Não apresentou nenhuma melhora e foi a óbito mais ou menos às 15h30 da tarde de hoje”, afirmou.

O profissional ainda informou que, com a divulgação do caso, algumas pessoas se identificaram como donas do animal. Segundo Danúbia Andrade, há uma mobilização para encontrar o homem que abandonou o cachorro.

G1 PB sob supervisão de Krystine Carneiro
Compartilhar Google Plus

Autor Radio Cenecista - FM 89.9 Picui PB

Postar um comentário