
A mensagem faz a oferta desde que a vítima aceite realizar uma pesquisa. O usuário que clicar no link é levado para um anúncio, que pede que a mensagem seja compartilhada com dez contatos para que os descontos sejam liberados. Desta forma, a ação acaba se espalhando pela rede.
O uso das lojas Zara ou H&M varia de acordo com a localização da vítima, segundo Dmitry Bestuzhev, diretor de pesquisa e análise da Kaspersky Lab na América Latina. O objetivo dos criminosos é "obter informações pessoais dos usuários para explorá-las em outras campanhas de spam, phishing ou malware”. Além disso, no final de cada pesquisa os criminosos têm a oportunidade de apresentar às vítimas outros elementos maliciosos.
Ele também salientou que os usuários precisam ter muito cuidado com links e conteúdos compartilhados em redes sociais, já que a maioria das ofertas não são legítimas. “Além disso, é aconselhável não fornecer informações pessoais em troca de prêmios, pois seus dados, reputação e segurança podem estar em risco”, completa.
De acordo com Dmitry, os criminosos sempre optarão por temas universais e marcas conhecidas para atrair a atenção do público.
Esquema distribui mensagens prometendo descontos. Links levam a anúncios falsos, que buscam coletar dados pessoais do usuário (Foto: Divulgação/Kaspersky)
Tech Tudo
0 Comments:
Postar um comentário