PREFEITURA DE PICUI ALERTA PRESTADORES DE SERVIÇOS SOBRE NOVO SISTEMA EMISSOR DE NOTAS FISCAIS

PREFEITURA DE PICUI ALERTA PRESTADORES DE SERVIÇOS SOBRE NOVO SISTEMA EMISSOR DE NOTAS FISCAIS

 


 No Jornal Cenecista desta quinta-feira o coordenador do departamento da administração tributário do municipio de Picuí, Vanderlan Carlos fez explanação do novo sistema de notas fiscais.

A partir de janeiro de 2026, empresas como MEs e EPPs optantes pelo Simples Nacional poderão emitir a NFS-e diretamente pelo sistema emissor nacional do governo federal

 

 

A Secretaria Municipal da Fazenda através do Departamento da Administração Tributária de Picuí, orienta aos prestadores de serviços do município que, a partir de dezembro de 2025 façam a migração do sistema de Emissão de Notas Fiscais Próprio, disponibilizado no site da Prefeitura, através do endereço https://enfse.elmartecnologia.com.br/201142/login, para o Emissor Nacional de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), disponibilizado pelo Governo Federal através do seguinte endereço https://www.nfse.gov.br/EmissorNacional/Login?ReturnUrl=%2fEmissorNacional.

A mudança passa a valer para microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs) optantes pelo Simples Nacional, como parte do processo de padronização nacional exigido para todos os municípios a partir de 1 de janeiro de 2026.

A adesão ao emissor nacional representa um avanço na modernização tributária do município e acompanha a evolução do sistema em todo o Brasil, as micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional já podem emitir suas notas fiscais de serviços diretamente pela plataforma nacional, acessível gratuitamente, ou integrar seus sistemas próprios ao emissor via webservice.

A medida segue diretrizes da lei complementar nacional nº 214/2025, com o objetivo de unificar o modelo da NFS-e, simplificar as obrigações acessórias, reduzir custos operacionais e fortalecer a arrecadação do ISS em todo o território nacional. 

Esta ação é considerada como um passo importante para a modernização da gestão tributária do município. “Picuí se antecipa ao cronograma nacional e passa a oferecer mais segurança e praticidade aos contribuintes, principalmente aos pequenos negócios”, avalia o Secretário Municipal de Finanças, Marcio Renato Farias de Barros.

A mudança atende ainda à necessidade de padronização técnica: sistemas próprios que utilizam o webservice deverão se adequar às novas interfaces e layouts estabelecidos pelo Portal Nacional da NFS-e. A documentação técnica e os manuais de integração estão disponíveis online para desenvolvedores e contribuintes. 

Dúvidas sobre o acesso ao sistema, integração ou emissão podem ser esclarecidas com a equipe do Departamento da Administração Tributária, pelo WhatsApp (83) 3371-2474.

0 Comments: