NOTÍCIAS DO SABER MAIS CENECISTA

NOTÍCIAS DO SABER MAIS CENECISTA

Cresce a fatia de brasileiros que não recebe 13º salário

Pesquisa nacional realizada pela Boa Vista SCPC revela que 23% dos consumidores não receberão 13º salário neste ano. A elevação, consequência do aumento do desemprego, é significativa: em 2013, 11% disseram que não receberiam o salário adicional e no ano passado a porcentagem foi de 16%.
Além disso, disparou a fatia dos brasileiros que vai usar o 13º para pagar dívidas. O levantamento da Boa Vista SCPC mostrou que 59% dos consumidores vão usar esses recursos para saldar débitos, um salto de 14 pontos percentuais em relação aos 45% da pesquisa de 2014.

Governo do RN paga folha dias 30 de novembro e 1º de dezembro

O Governo do Estado paga a folha dos servidores nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Os servidores aposentados e pensionistas receberão segunda-feira (30), enquanto os ativos terão seus vencimentos depositados na terça-feira (1º).
Apesar das frustrações de receita terem ultrapassado R$ 500 milhões em comparação ao orçamento previsto em 2015, o Governo segue focado e acompanhando diariamente a arrecadação do Estado para honrar todos os compromissos assumidos até dezembro, incluindo a segunda parcela do 13º salário e a folha de dezembro.
Por enquanto ainda não é possível confirmar datas nem firmar um calendário de pagamento para os próximos vencimentos.

Crise hídrica começa a afetar geração de energia

A Chesf deverá desligar até o final deste mês as turbinas da usina de Sobradinho, que abriga o maior reservatório do Nordeste, prestes a alcançar o seu volume morto. Desde que começou a funcionar em novembro de 1970, esta é a primeira vez que a unidade deixará de produzir energia para priorizar o abastecimento humano, animal e a irrigação.
A Chesf, porém, descarta o risco de um racionamento de energia na região. A decisão foi tomada após a redução da vazão da usina dos atuais 900 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 800 m³/s a partir do dia 20 de dezembro.

Caern confirma que Cruzeta e Jardim do Seridó já estão em colapso de abastecimento

Barragem Passagem das Traíras
Mais duas cidades passam a integrar a lista de sistemas em colapso no Rio Grande do Norte. Agora, nessa condição os municípios de Cruzeta e Jardim do Seridó, as duas na região Seridó. Cruzeta, que tem pouco mais de 8 mil habitantes, estava sendo abastecida pelo açude local, que secou.
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vinha atendendo em esquema de rodízio, mas o baixo nível do manancial inviabilizou o abastecimento.
Segundo a gerente da Regional de Caicó da Caern, Rosy Gurgel, técnicos da companhia vão realizar a limpeza de um conjunto de poços desativados localizados na bacia do açude. Esses poços estavam submersos e ressurgiram com a baixa do nível da água.
De acordo com Rosy, a limpeza será feita na próxima semana. Depois, será feita análise da água. Se ela estiver própria para consumo vai atenuar a situação de desabastecimento da cidade.
Jardim do Seridó entrou em colapso depois que o nível do açude Passagem das Traíras tornou inviável a captação. A Caern já havia feito a mudança do ponto de captação a fim de permitir que o fornecimento fosse feito por mais tempo. Mas agora, a situação não permite nova realocação.

0 Comments: