
De acordo com levantamento realizado pelo Instituto, no ano de 2014, foram emitidas 224 mil carteiras de identidade na Paraíba. Este ano, até o mês de novembro, houve a emissão de 180 mil unidades do documento. Com o novo processo de agendamento eletrônico,
“O processo mais moderno acaba com os agendamentos presenciais e por telefone e assim também termina com um problema que dificultava o atendimento. Isso acontecia porque geralmente as pessoas procuravam o atendimento em uma Casa da Cidadania e depois tentavam o mesmo serviço nas outras Casas. Porém, quando eram atendidas em uma das unidades da Secretaria de Desenvolvimento Humano, não desmarcavam nas demais, continuando na fila de espera e ocupando a vaga de outra pessoa. Com o agendamento pela internet isso não vai mais acontecer”, disse o diretor da Gerência de Identificação Civil e Criminal do IPC, perito Marcos Lacet.
Como fazer - Para ter acesso ao agendamento eletrônico a pessoa só precisa entrar no site do Governo do Estado pelo endereço www.paraiba.gov.pb.br e abrir o link que fica do lado direito da página, identificado com ‘Agendamento RG’. Lá vão estar as opções: solicitar agendamento, acompanhar agendamento e cancelamento agendamento.
Para agendar, é necessário colocar os dados pessoais, número do CPF, nome completo, telefone, e-mail e informar o órgão que deseja ser atendido, neste caso o IPC; o serviço, que é o RG; e o local de atendimento, que são as casas da cidadania de João Pessoa e Campina Grande.
O sistema vai informar as datas e os horários disponíveis para o atendimento, os documentos necessários para a emissão da primeira ou segunda via da Carteira de Identidade e emitir a guia de pagamento. O cidadão também pode acompanhar o processo de agendamento ou cancelar, se não puder comparecer ao local no dia marcado.
A secretária de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, disse que o agendamento online será mais uma forma de atendimento ao cidadão. “O Governo está trabalhando cada dia mais para melhorar o atendimento à população. Agora com o agendamento eletrônico para a emissão da carteira de identidade em algumas casas da cidadania é mais um passo para garantir qualidade no serviço oferecido aos usuários”, ressaltou Aparecida Ramos.
O procedimento pode ser feito em qualquer computador e para quem não tem internet em casa o IPC disponibilizou computadores nas Casas da Cidadania, que já estão agendando os atendimentos para os meses de janeiro e fevereiro de 2016.
Secom-PB
0 Comments:
Postar um comentário