No Forrock: Solange se despede dos fãs Paraibanos em último show com Aviões em João Pessoa

No Forrock: Solange se despede dos fãs Paraibanos em último show com Aviões em João Pessoa


Uma multidão compareceu ao Forrock ontem à noite no último show em solo pessoense da cantora Solange Almeida ao lado do companheiro Xandy... na Banda Aviões do Forró.., durante o evento Ainda teve as apresentações de Dorgival Dantas que também elogiou a trajetória de Solange no Aviões do Forro por mais de uma década. 
Um novo Xand surge em 2017: Quem acompanha o Aviões do Forró sabe. Na mídia, Solange Almeida causa dia sim, dia não. Ela faz a festa dos fofoqueiros de plantão. Mas no palco quem domina é ele! Voz forte, carisma nas alturas...
E há nove meses, quando desconfiou que Sol queria sair, tomou uma decisão radical: mudar o visual. Colocou um balão no estômago, corrigiu leves imperfeições e agora garante: “Me sinto um gato”.
Na entrevista a seguir, a primeira após o anúncio da saída de Sol, Xand sabe do desafio que tem pela frente. O comportamento mais reservado e discreto vai dar lugar a um artista que desperta o interesse de seu público, não só através da música. É esse Xand, conciliador e sem papas na língua, que vamos mostrar agora, com exclusividade, para você.
Você vai seguir carreira solo em 2017. O que esperar desse novo ano? 
Modestamente falando, vai ser o meu ano! Não pedi de forma alguma para que a Sol saísse e ela sabe disso, mas fiquei sabendo do desejo dela de se dedicar à carreira solo e me preparei para seguir com o Aviões. Eu palpitei nas escolhas de músicas de repertório, cuidei de capa do CD... Eu acho que acabar com uma coisa tão grande é um crime. Me preparei não só visualmente, como fisicamente e mentalmente e de relacionamento também, porque 14 anos ao lado de uma pessoa é uma vida. Eu sou padrinho da filha da Sol! É como se eu tivesse chegado hoje no Aviões.
Qual foi a sua primeira reação quando ela disse que ia sair do Aviões?
Ela não falou. Eu senti, liguei para ela e falei: “Sol, você vai sair da banda, não vai?”. E ela começou a falar: “Xand, depois a gente conversa”. Eu senti a Sol um pouco triste, calada... Sei que seguir carreira solo é o sonho da Sol, mas sei que ela também está triste com isso, porque ela gosta muito de estar aqui com a gente.
Me diz uma coisa: qual é a situação mais tranquila? A sua de permanecer no Aviões ou a da Sol, que está de carreira nova?
Que pergunta difícil! Musicalmente falando, eu acho que a Sol é uma cantora supertalentosa, fora do comum.
Quando ela lançou o DVD, todo mundo já sabia que ela ia sair do Aviões, não é?
Não!
O que fez ela mudar de ideia e querer sair?
Eu acho que ela foi pegando gosto pela carreira solo porque foi começando a cantar o que gosta, do jeito que ela gosta... Ela foi gostando e sentiu essa vontade.
Sem menosprezar ninguém, mas quem já viu o show do Aviões percebe que você tem mais domínio de palco. Isso faz você ficar mais confortável nessa carreira solo?
Não sei se a palavra certa é confortável, porque hoje a concorrência está tão grande... Eu sei dominar o palco porque já fui músico e sei como me portar, mas eu não me sinto confortável. Mas digamos que estou preparado.
A Sol é conhecida pelo jeito explosivo. Ela fala logo na cara. Você acha que o clima no Aviões vai melhorar com a saída dela?
Não, porque o clima do Aviões não era ruim. Eu sou diferente: quero falar as coisas e não consigo. Eu invejo isso na Sol, porque ela fala na cara.
Você acha o jeito explosivo dela bom ou ruim?
Acho que depende da ocasião. Eu não teria coragem de fazer o que ela faz
Você já deu algumas chamadas nela?
Várias vezes! No palco e tudo, inclusive.
Existe alguma possibilidade de entrar uma nova vocalista no lugar da Sol?
Não. Não há nenhuma possibilidade. Primeiro, pelo respeito que a gente tem por ela e também porque eu não me vejo com outra mulher do meu lado.
Então você está me dizendo que a Solange é insubstituível?
Sim. No Aviões, sim.
Se a Solange quiser voltar... Ela volta?
Com certeza total.
Quiseram comparar o Aviões ao Calypso, onde Chimbinha era coadjuvante e Joelma era a esquentada. Você em algum momento comparou as duas histórias?
Não, nunca comparei. Até porque o Chimbinha não cantava. Mas, para mim, a ficha do Calypso era a Joelma.
Por que que o balé saiu?
Hoje em dia, o balé funciona melhor para um artista solo. Achei por bem tirar o balé para eu e a Sol podermos melhorar a estrutura da banda no palco.
Quantos quilos você emagreceu depois que colocou o balão gástrico?
Emagreci 22 quilos.
Como é que você está se sentindo hoje?
Um gato.
Isso faz com que você se goste mais, né? Você não gostava muito de aparecer no Aviões, mas acho que agora você tem o prazer de aparecer. Tô certo?
Concordo.
Queria saber um pouco da sua rotina...
Minha rotina é uma coisa muito tranquila. Quando não estou viajando, eu fico com a minha família. Quando volto para Fortaleza eu busco meu filho na escola, vou jogar futebol com ele... Tenho uma vida normal, jogo videogame...
Me fala um pouco do seu filho?
Eu tenho quatro filhos: um com 16 anos que é do do primeiro casamento. Tenho mais dois do segundo e um do casamento com a Isabele (Temóteo).
A ida da Aviões do Forró para a Audiomix me levantou uns questionamentos... Quando Simone e Simaria foram para lá, elas mudaram um pouco o estilo: deixaram o forró e são cantoras sertanejas. O Aviões vai mudar?
A gente não vai mudar o estilo em nada. Realmente aconteceu o que você falou com a Simone e Simara... Eu não tenho nada contra o sertanejo, mas somos uma banda de forró e somos pioneiros no Brasil. A gente não quer esse negócio de sofrência. O negócio do Aviões é alegria.
Solange também deve passear pelo sertanejo. Isso é um erro?
Não sei se é um erro. Eu vi as músicas dela e achei que estão muito boas. Também, o forte dela deve ser o forró, eu não sei ainda, nós vamos descobrir juntos.
O que o escândalo da Receita Federal afetou o Aviões? 
A gente começou a ser alvo de uma investigação, mas não foi nada provado ainda. A Justiça está em recesso, e o processo ainda está em andamento. Mas eu nunca fui de ostentar.
O que as pessoas podem esperar do Xand de 2017?
As pessoas vão ver um Xand diferente no palco. Não só fisicamente, mas como cantor, como artista. Esse ano vai ser meu. Quem está falando sou eu.
Você é fiel, Xand?
Sou.
Se você fosse infiel falaria para mim?
Lógico que não (risos).

0 Comments: