Em Picuí -PB, região de Barra do Cipó e Riacho da Madeira chuvas com  80 e até 100 mm

Em Picuí -PB, região de Barra do Cipó e Riacho da Madeira chuvas com 80 e até 100 mm


Em Picuí -PB, região de Barra do Cipó e Riacho da Madeira chuvas com  80 e até 100 mm . Também choveu na cidade de Frei Martinho 20 mm e sítios entre 18 e 21mm.

De acordo com a Aesa, as chuvas foram ocasionadas pela zona de convergência intertropical que provoca a regularidade das precipitações. Segundo o meteorologista Eládio Barros, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o prognóstico para os próximos três dias mostram que as chuvas devem se intensificar no Sertão.

Ainda conforme a lista com as medições da Aesa, os municípios com maiores índices neste final de semana estão localizados do Sertão.



Além de Condado, outros dois municípios sertanejos, Catingueira (170 mm) e Malta (125 mm) completam o ranking das cidades com mais de 100 milímetros de chuva na soma dos dois dias do final de semana no Sertão.

Também tiveram registros significativos de chuvas as cidades de Passagem (83,2 mm), Santa Teresinha (75,8 mm), São Bento (70 mm), São Bentinho (61,3 mm) e Pombal (60 mm), todas localizadas no Sertão paraibano.

O nível do açude Epitácio Pessoa, na cidade de Boqueirão, a 174 quilômetros de João Pessoa, segue caindo e batendo as piores marcas de toda sua história.
De acordo com dados divulgados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), nessa segunda-feira (20), o reservatório chegou a 3,86%% de sua capacidade total, que é de 411.686 milhões de metros cúbicos. O levantamento mostra que açude conta com apenas 15.912 milhões de metros cúbicos.
“A previsão para a terça é com mais chuvas no Oeste da Paraíba e Sertão do estado. Em outras áreas devem ocorrer chuvas, mas de forma isolada. As chuvas previstas no prognóstico para os próximos três dias devem acontecer mesmo no Sertão, até com possibilidade de ocorrer trovões. A tendência é que antes da chuva ocorra um relâmpago por causa do choque de temperaturas, já que são lugares que estavam muito quentes”, explicou.
De acordo com o Inmet, as chuvas de fevereiro podem chegar também ao Cariri, mas o período tipicamente chuvoso nessa região começa geralmente em março, então as chuvas que ocorrerem de forma pontual não devem ser tão expressivas.
Moradores de cidades sertanejas renovaram as esperanças nesse fim de semana com a ocorrência de mais chuvas na Paraíba.
Maiores volumes de chuva
▶ Condado: 170 mm
▶ Catingueira: 140 mm
▶ Malta: 125 mm
 ▶Santa Teresinha: 73,6 mm
Foi relatado ocorrências em vários municípios, como Patos, Riacho dos Cavalos, Catolé do Rocha, Santa Terezinha e São Mamede.
Em Patos, alguns moradores saíram de casa para tomar banho de chuva. Em Santa Terezinha e São Mamede, barragens e açudes receberam água, dando vida à paisagem local.
No Facebook, usuários compartilharam imagens da chegada de água ao Rio Piancó, em trecho entre Boa Ventura e Itaporanga, e à Barragem de Lucrenário, em Coremas.

Neste fim de semana choveu muito em patos e região, segundo informações, na Fazenda Cacimbas, em Catingueira choveu 170 mm. A grande quantidade de água foi suficiente para provocar enchentes nos rios Cacimbas, Santana e Goiabeira. 
Toda água desses rios deságuam no Açude do Cego que abastece Catingueira e outras cidades da região.

Uma chuva de grande proporção atingiu no final da tarde desse sábado (11) a Serra de Cuité. Nas redes sociais, internautas compartilharam fotos e vídeos do momento da chuva na cidade, agradecendo pelas águas derramadas

A chuva não alcançou  a vizinha cidade de Nova Floresta, que fica a menos de 10 km de distância, mas ,mesmo assim, a população nova-florestense ficou feliz e esperançosa, pois o açude do Cais, seco há quase 4 anos, que fica em Cuité, também abastece Nova Floresta.

RIO GRANDE DO NORTE

Mais uma barragem localizada no município de São João do Sabugi atingiu sua lamina de sangria, depois da forte chuva na noite deste domingo (19).

A Barragem do cipó  fica a 10 km de São João do Sabugi na RN 118 e está com uma lamina de 6 cm de sangria

Decorrência das chuvas caídas na ultima sexta, a Barragem Boqueirão de Parelhas recebeu 06 centímetros de água durante o final de semana.

A informação foi repassada por profissionais da Caern, que realizaram a medição nesta segunda (13).

A barragem Dinamarca, que abastece a cidade de Serra Negra do Norte, que estava seca, encheu e transbordou no início da tarde deste domingo (12), por volta das 13hs. O reservatório tem capacidade para armazenar, 10 milhões de metros cúbicos.


A chuva que banhou a cidade de Jardim do Seridó no final da tarde e início da noite deste sábado (12), foi de 125mm, como mostra a imagem do pluviômetro na casa do vereador José da Noite.

Choveu forte por quase duas horas também nas comunidades rurais do município, fazendo a cheia de riachos e corregos.

Depois de vários meses diminuindo o nível d’água, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves voltou a aumentar o volume de acumulação. 

Da manhã de sexta-feira (10) para este domingo (12), o nível do reservatório aumentou seis centímetros, chegando a cota 36,01 metros. A reserva hídrica passou de 13,61% para 13,73%. Um aumento de volume de apenas 0,12%. 

Por sua vez o principal reservatório de Caicó, o Açude Itans, recebeu 83 centímetros de água. 

O açude localizado na Fazendinha Eldorado em Acari, que tem como proprietário Gilson Bezerra, atingiu seu nível máximo e transbordou na noite deste sábado (11). 
O Açude Público de Cruzeta que abastece a cidade e que estava completamente seco, tomou um bom volume d'água. São os reservatórios começando a serem reabastecidos, com as chuvas que caiem no solo nordestino.

ACARÍ = Na noite desse sábado (11), a esperança renasceu mais uma vez para os Acarienses após uma forte chuva. No bairro Ari de Pinho o pluviômetro marcou 122 milímetros, no Dinarte Mariz chegou aos 145 mm.


O açude localizado na Fazendinha Eldorado, que tem como proprietário Gilson Bezerra atingiu seu nível máximo e transbordou. O açude do Sítio da Juliana também transbordou. 

CAICÓ = Iniciada com uma torreada de ventos, a chuva chegou cedo na tarde desse sábado (11), na cidade de Caicó. Por volta das 19h00 houve uma intensificação e a chuva veio mais fortemente. Já por volta das 20h00, muitas ruas da Zona Oeste apresentavam retenção no fluxo veicular devido o alagamento.

O bairro Walfredo Gurgel, segundo um funcionário da prefeitura, registrou chuva de mais de 100 milímetros. O bairro Barra Nova, também na Zona Oeste, chegou a registrar cerca de 90 milímetros de chuva e um fluxo lento de quem saía do Hospital Regional do Seridó para iniciar na BR-427, Centro.

Bairro Vila altiva - 87 mm Bairro João XXIII - 85 mm Bairro Boa Passagem - 58 mm Bairro Barra Nova - 90 mm Bairro Walfredo Gurgel - 100 mm Bairro Maynard - 85 mm Sítio Manhoso - 60 mm Bairro Acampamento - 80 mm.

Blog do Jair Sampaio/ BLOGNP/TOSCANO/MANOCESAR/CORREIO/MARCOSILVA

0 Comments: