Maior tragédia do Seridó paraibano completa 29 anos; saldo de 14 mortos e 30 feridos

Maior tragédia do Seridó paraibano completa 29 anos; saldo de 14 mortos e 30 feridos

Treze das vítimas foram do distrito de Baraúna, (município de Picuí, na época) e estavam indo a sede no ônibus e na camioneta do vereador Francisco Gomes com o objetivo de levar o apoio aos candidatos da coligação
Foto: Jônatas Rodrigues
Tragédia foi a maior da região do Seridó paraibano
A população do distrito de Baraúna, de Picuí, localizado no Curimataú Paraibano, consternada com a tragédia ocorrida na noite de sábado (22 de outubro de 1988), quando, a tríplice colisão, envolvendo a caminhonete amarela de placa BC-0319-RN e o Fiat Branco CG 6989-PB e o ônibus da viação Maia, da cidade de Pedra Lavrada, deixou uma saldo de 14 mortos e mais 30 pessoas feridas. Sepultados num clima de muita comoção e dor, 13 vítimas do acidente, enquanto que outra foi sepultada em Picuí. 


A tragédia aconteceu na noite de sábado por volta das 21h00 nas proximidades da entrada da cidade de Picuí onde iria ser realizado um grande comício da coligação renovadora picuiense que congregava o PMDB e o PL. Treze das vítimas foram do distrito de Baraúna (município de Picuí, na época), e estavam indo a sede no ônibus e na camioneta do vereador Francisco Gomes com o objetivo de levar o apoio aos candidatos da coligação.

Segundo informações colhidas na capela de Baraúna, onde durante todo o dia de ontem centenas de pessoas velaram os corpos, o vereador Francisco Gomes da Silva, o “Chico de Adalto”, uma das vítimas fatais da tríplice colisão, fretou o ônibus que se dirigia aquele distrito no sentido de trazer os seguidores de sua campanha para o Comício.

Muitos Carros
Na fazenda “Barra Bode”, a menos de um quilômetro de Picuí, mais de 20 carros estavam à espera dos que vinham de Baraúna, onde as pessoas esperavam os que dirigiam-se do distrito e em seguida seguiriam em passeata para o centro daquela cidade para o referido ato público, organizado pelo médico João Batista Balduíno, candidato a prefeito pela Coligação renovadora Picuiense.

O ônibus, dirigido por um rapaz da cidade de Pedra Lavrada, conhecido apenas por Valdemir, que minutos após o acidente, com apenas ferimentos leves tomou rumo ignorado. Atrasou durante o percurso entre Baraúna e Picuí. O vereador “Chico de Adalto” já havia chegado ao local da espera e aguardava o ônibus com sua camioneta estacionas e super lotadas de pessoas, quando aconteceu a tragédia. 

Arrastado
O mecânico José Porfírio Dantas, conhecido por “Zezinho Amaro”, que segundo informações foi o causador do acidente, vinha em seu Fiat no sentido Picuí/Baraúna com o objetivo de juntar-se aos veículos estacionados às margens da rodovia, que apesar de já encontrar-se perto dos outros carros desenvolvia ainda alta velocidade.

Valdemir, que guiava o ônibus, perdeu o controle do mesmo e bateu contra a camioneta do vereador, arrancando a carroceria, atirando a vários metros de distância todos que se encontravam em cima do devido carro, que não sobreviveram devido ao grande impacto, “Chico de Adalto” Estava dentro da cabine da camioneta, a qual dirigia, mais também foi arremessado para fora pelo pára-brisa.

História é relembrada nos dias de hoje (Foto: Jônatas Rodrigues)
Ao  receberem a notícia do acidente os moradores de Picuí ficaram em pânico, emocionados com o triste episódio. A festa política nem começou, tudo foi suspenso e todos que já se faziam presentes no comício rumaram para o local para prestarem socorro como voluntários. Onze pessoas morreram no local, várias pessoas foram socorridas as pressas para Campina Grande, sendo que três delas morreram no caminho e seus corpos foram conduzidos ao IML campinense. Outras levemente feridas foram atendidas no hospital de Picuí e de Esperança.

Sepultamentos
Apenas o mecânico José Porfírio, foi enterrado no município de Picuí, enquanto que as outras treze pessoas foram, sepultadas coletivamente às 16:00 horas de ontem no cemitério de Baraúna, de onde eram naturais da zona rural e urbana daquele distrito, distante a poucos quilômetros da cidade de Picuí.

Uma multidão compareceu ao enterro, e choraram pelas mortes de seu conterrâneo. As vítimas são: Rosa dos Santos, 52 anos, esposa de Cícero Quirino de Souza, Sebastiana dos Santos de Souza, 12 anos, e José Firmino de Souza de 25 anos, Filhos do casal: Severino Santos de 16 anos, sobrinho de Cícero Quirino, a esposa do agricultor Miltom Barbosa, Maria Salvina dos Santos e seus Filhos Ivanildo Barbosa dos Santos de 22 anos, e Ivonete Barbosa dos Santos de 23 anos: o Vereador Francisco Gomes da Silva, 59 anos, Ivan Gomes de Oliveira, 21 anos, estudante Maria do Céu Santos conhecida por “Bibi” e sua filha Rosa Maria de Souza de 11 anos, e Luzenilda Ferreira de Oliveira “Nega de Chico” solteira de 25 anos de Idade.

A outra vítima até horas antes do sepultamento ainda encontra-se no IML campinense sem identificação, mais segundo o Vereador José janduhy de Oliveira, que estava à frente dos problemas, devia ser um dos filhos de Cícero Quirino residentes do Sítio Caiçara. Várias pessoas continuam internadas nos Hospitais de Campina Grande, Picuí e Esperança, mas apenas Celina Ferreira de Oliveira encontra-se em estado Grave na CTI do João XXIII na serra da Borborema. A polícia de Picuí compareceu ao local da tragédia e fez o levantamento de praxe, mas não soube informar ainda o responsável pela tríplice colisão que emocionou a cidade na noite do último sábado. O prefeito Sebastião Ramos Dantas decretou luto oficial por três dias.

Por Baraúna Linda com transcrição da matéria do jornal Diário Da Borborema do dia 24 de outubro de 1988

0 Comments: