Chove em 14 cidades da Paraíba no dia de São José, aponta Aesa

Chove em 14 cidades da Paraíba no dia de São José, aponta Aesa

Choveu em quatorze municípios paraibanos na segunda-feira (19), dia de São José, que de acordo com a cultura popular nordestina, é tido como um dia tradicionalmente chuvoso e de fartura. Conforme dados da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa), todos municípios onde houve registro de chuva ficam localizados no Sertão paraibano. 

A cidade de Bom Jesus, no Alto Sertão, foi a que registrou o maior volume de chuva (38,5 mm). Cachoeira dos Índios e Sousa, cidades vizinhas à Bom Jesus, seguem a lista dos municípios do Sertão com mais volume de chuva no dia de São José.

Embora a chuva tenha atingido o Sertão paraibano, pouco representou para a recarga dos mananciais da região. O açude com melhor situação é o São Gonçalo, na cidade de Sousa, com cerca de 17,84% da sua capacidade.

Na região, o açude de Coremas, na cidade de mesmo nome, com 9,88% de sua capacidade, e o açude Lagoa do Arroz em São Domingos do Cariri, com 8,73% da capacidade, são os mananciais sertanejos que completam a lista entre os açudes em melhores condições.

Cidades onde choveu no dia de São José
⏩Bom Jesus - 38,5 mm
⏩Cachoeira dos Índios - 27,6 mm
⏩Cajazeiras - 17,6 mm
⏩Sousa - 15,3 mm
⏩Marizópolis - 11,0 mm
⏩Poço Dantas - 3,9 mm
⏩Triunfo - 3,7 mm
⏩Malta - 3,4 mm
⏩Santa Cruz - 3,2 mm
⏩São Mamede - 2,2 mm
⏩São José de Piranhas - 2,2 mm
⏩Bonito de Santa Fé - 1,4 mm
⏩Mato Grosso - 1,0 mm
⏩Santa Helena - 0,7 mm

G1 PB

0 Comments: