Prestes a deixar secretaria, Buba destaca investimentos da pasta na PB

Prestes a deixar secretaria, Buba destaca investimentos da pasta na PB

Há sete dias de entregar o comando da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Articulação Municipal (SEDAM), o secretário Buba Germano (PSB) falou sobre os investimentos da pasta nos municípios paraibanos. A prestação de contas foi feita durante sua participação no programa ‘Fala, Paraíba!”, da Rede Tabajara Sat, desta quinta-feira (22).

Buba iniciou falando sobre a sua identificação com a pasta, que é ligada ao municipalismo e destacou os investimentos do Pacto Social, programa gerido pela sua pasta que cobra como contrapartida dos municípios a melhoria dos indicadores sociais.

“Na minha campanha, minha bandeira de luta era o fortalecimento dos municípios paraibanos, já herdando a experiência da Famup. No meu exercício de 2017 eu chamaria a atenção porque foram mais de R$ 100 milhões em uma chamada pública direto para a educação dos municípios”, disse.

Buba aproveitou para destacar os 7 anos da secretaria. “É o único estado do Brasil que tem esse modelo. Transfere recursos para os municípios com contrapartida social, melhorando os indicadores sociais dos municípios”.

De acordo com o secretário, já foram realizados mais de 900 convênios com os municípios paraibanos. “Ao longo de 7 anos e meses foram mais de 900 convênios e contratos de transferências de bens, como ônibus, ambulâncias, carteiras escolares, laboratórios de informática e de ciências. Foram mais de R$ 750 milhões investidos que passaram por essa secretaria”, declarou.

O secretário enfatizou que o modelo aplicado pela secretaria é reconhecido nacionalmente. “Há um reconhecimento nacional e dos órgãos internacionais, como o Pnud e a Confederação Nacional dos Municípios que a Paraíba tem o modelo mais eficiente na relação com os municípios”.

Para Buba, faltava na Paraíba uma instituição que aproximasse os prefeitos do interior com as políticas públicas do Estado. “Não adianta eu querer pedir uma coisa ao governador que não esteja dentro da lógica do planejamento do Estado”.

O secretário concluiu explicando como funciona a contrapartida solidária. “Eu te dou um ônibus, mas você tem que reduzir sua taxa de analfabetismo ou ampliar as matrículas dos jovens e adultos ou melhorar o seu IDEB. Eu posso te dar uma ambulância, mas quero que você reduza sua mortalidade infantil, amplie o número de consultas pré-natais das gestantes, é esse o Pacto Social”.

De acordo com Buba, uma atualização do diagnóstico socioeconômico da Paraíba foi disponibilizada para o governador Ricardo Coutinho. “Inclusive, o governador já usa esses números nas suas falas”, ressaltou.

Na próxima quinta-feira (30), Buba estará deixando o comando da secretaria para retornar a Assembleia Legislativa. A data, segundo o parlamentar, foi determinada pelo chefe do Executivo Estadual para todos os secretários que pretendem disputar as eleições deste ano. O prazo de desincompatibilização para os postulantes ao pleito é 7 de abril.

Blog do Flávio

0 Comments: