Chove forte na região do Seridó da PB e RN

Chove forte na região do Seridó da PB e RN

A região do Seridó paraibano foi agraciada durante o domingo, 8, com chuvas em praticamente todo território. As precipitações foram fortes em vários municípios.

Em Cubati, os registros chegaram a marcar até 90 mm, enchendo vários pequenos açudes. Os internautas fizeram diversas postagens mostrando contentamento com a invernada.

Na cidade de Nova Palmeira, a chuva também caiu forte. De acordo com o coordenador de Defesa Civil, Assis Dantas, o pluviômetro marcou 76,4 mm. Blog NP

Chuvas causam morte na PB

As chuvas que caíram nesta sexta-feira (06) causaram uma morte na cidade de Barra de São Miguel, no Agreste da Paraíba. De acordo com informações, dois veículos, sendo um carro e uma moto, foram engolidos por uma cratera que se abriu em um trecho da PB 196 causando a morte de um homem.

As manilhas que passam por baixo da estrada não suportaram o grande volume de água e acabou rompendo. A rodovia foi aberta ao meio e ficou intransitável. O fato teria ocorrido nas primeiras horas da manhã deste sábado (07).
Blog do Flávio

O rio da Comunidade Cabaças, zona rural de Cuité, Curimataú paraibano, registrou a sua primeira cheia após quase 10 anos de seca. O fato aconteceu após as chuvas que caíram sobre a região na tarde deste sábado (7).
O rio das Cabaças corta importantes comunidades rurais do município, à exemplo do Assentamento Batentes. O mesmo é o principal afluente da Barragem Retiro (em construção).

Uma barragem que fica no município de São José dos Cordeiros, Cariri paraibano, não resistiu as forças das águas e estourou no último sábado (7). O manancial é considerado grande para a região. Com o rompimento da parede do reservatório, as águas seguiram o curso do rio Bonfim, desembarcando no Rio Taperoá, próximo a São João do Cariri, descendo para o açude Epitácio Pessoa, o Boqueirão. Portal do Heleno Lima

Informações na manhã desta segunda (9), dão conta de que a Barragem Boqueirão deste domingo (8) para esta segunda (9), aumentou seu volume em mais 70 centímetros.

Neste ano de 2018 a Barragem Boqueirão aumentou o seu volume de água em 05 metros e 04 centímetros.

O  Rio Seridó permanece desaguando com muita água para a Barragem.


A Barragem Boqueirão de Parelhas, está com pouco mais de 25 milhões de metros cúbicos de água, o que equivale a aproximadamente 31% de sua capacidade.


Antes do período das chuvas a Barragem estava em torno de 12% de sua capacidade.

Barragem Boqueirão quando cheia tem capacidade para pouco mais de 85 milhões de metros cúbicos. 
CRUVAS

Alguns registros de chuvas em Parelhas e região

Parelhas – Centro – 62 mm

Santana do Seridó – 13 mm

Sítio Logradouro – Santana do Seridó – 44 mm

Sítio Cidade – Parelhas – 37 mm

Sítio Quintos de Baixo – Parelhas – 30 mm

Sítio Caeira – 60 mm

Sítio Várzea do Barro – Parelhas – 63 mm

Sítio Pinturas – Carnaúba dos Dantas – 32 mm

Comunidade Joazeiro – Parelhas – 35 mm

Sítio Sussuarana II – Parelhas – 54 mm

Sítio Várzea do Barro – Parelhas -  58 mm

Sítio Gamenho – Parelhas – 42 mm

Sítio Espirito Santo – Santana do Seridó – 31 mm

Comunidade Boa Vista dos Lucianos – Parelhas – 43 mm

Sítio Algodão – Parelhas – 40 mm

Sítio Cumbi – Parelhas – 60 mm

Sítio Domingas – Parelhas – 50 mm

Conjunto IPE – Parelhas – 70 mm

Bairro São Sebastião – Parelhas – 58 mm

Sítio Forte – Carnaúba dos Dantas -  68 mm

Sítio Sussuarana I – Parelhas – 50 mm  = Marcos Silva

0 Comments: