Buba critica cancelamento de bolsas de pesquisa pelo Governo Federal

Buba critica cancelamento de bolsas de pesquisa pelo Governo Federal

O deputado estadual Buba Germano (PSB) criticou, nesta quarta-feira (04), na sessão da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o cancelamento de mais de 5 mil bolsas de pesquisa pelo Governo Federal. Diante do anúncio, o parlamentar comentou a realização de um debate no Congresso Nacional, no próximo dia 12 de setembro, sobre a importância e o papel da Ciência, Tecnologia e Inovação no desenvolvimento do Brasil.

“O que é que iremos debater nesse evento?”, questionou o socialista. “Isso é uma coisa que nós não podemos admitir nem concordar com esse desmonte que querem fazer nas nossas universidades”, completou.

Buba destacou que, enquanto o Governo Federal anuncia cortes nas bolsas de pesquisa, “o governador João, através da Fapesq, está disponibilizando 300 bolsas de estudos para alunos filhos de agricultores da Agricultura Familiar”.

Para ele, “nós estamos na contra mão da história”. “O Governo da Paraíba se preocupou em unificar Ciência e Tecnologia na Secretaria de Educação para dar garantia a inovação tecnológica do nosso Estado”, explicou.

Buba anunciou que solicitou, através da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação, da ALPB, da qual é presidente, um encontro com a Comissão Mista do Congresso Nacional, no próximo dia 26 de setembro.

Segundo o deputado, além de questionar o corte das bolsas, “a comissão vai mostrar o que a Paraíba e o Nordeste fez ao longo desses últimos anos com o maior crescimento de PIB superior e dobrando o que o Brasil cresceu, aumentando o seu parque industrial e melhorando a rede de serviço”.

O anúncio do corte de mais 5.613 bolsas de estudos para pesquisas de pós-graduação – referentes a trabalhos de mestrado, doutorado e pós-doutorado – foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) nesta segunda-feira (02). As bolsas seriam concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação ligada ao Ministério da Educação (MEC).

Assessoria

0 Comments: