- O município de João Pessoa sedia a partir desta quinta-feira (26), no auditório do Shopping Sebrae, o 1º Encontro Nacional de Secretários de Segurança Pública Municipal. O evento segue até o sábado (28) e reúne secretários, comandantes e gestores públicos de 18 estados do BrasiL. A solenidade de abertura do encontro acontecerá às 17h, no auditório do Shopping Sebrae.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu inscrições para um processo seletivo simplificado destinado à contratação temporária de mais 2.658 pessoas que vão trabalhar no Censo Demográfico 2020. A seleção está a cargo da Fundação Getúlio vargas (FGV). Os interessados poderão se cadastrar no site https://www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/ibgepss2019, das 10h desta quarta-feira até as 16h do dia 15 de outubro.  Para o cargo de coordenador, há vagas para as cidades de Areia, Bananeiras, Barra de Santa Rosa, Belém, Boqueirão, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Conceição, Esperança, Guarabira, Ingá, Itabaiana, João Pessoa, Lagoa Seca, Mamanguape, Patos, Pedras de Fogo, Picuí, Princesa Isabel, Queimadas, Santa Luzia, Santa Rita, São Bento, Sapé, Serra Branca, Solânea, Sousa, Sumé, Teixeira e Uiraúna. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta manhã de quinta-feira(26), uma retificação no edital do processo seletivo com 2.658 vagas para coordenador censitário de subárea e agente censitário operacional. De acordo com a retificação, a função de Coordenador Censitário Subárea (CCS), que possui 1.343 vagas, exige nível superior em qualquer área de conhecimento, e não nível médio, como consta no edital publicado na quarta-feira (25).
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (26) a terceira fase da Operação Pacificação, que investiga a atuação de organizações criminosas em assaltos contra agências dos Correios na Paraíba. De acordo com informações da Polícia Federal ao ClickPB, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva na cidade de Patos, no Sertão do Estado, e outros três mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados, que são localizadas nos municípios de Teixeira, no Sertão da Paraíba, e em Caraúbas, no Rio Grande do Norte.
A Paraíba passou a integrar a lista de estados com transmissão ativa do sarampo. Os municípios paraibanos somam cinco casos da doença, como o ClickPB já havia noticiado. Os dados são do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, correspondente ao período de 30 de junho a 21 de setembro. Além da Paraíba, o Ceará também entrou para a lista dos estados com transmissão ativa do sarampo. O Brasil registra 4.507 casos confirmados de sarampo em 19 estados, nos últimos 90 dias, o que representa um crescimento de 13% em relação ao último monitoramento.
O Ministério Público Federal (MPF) em Guarabira pediu à Justiça que a prefeita de Belém, Renata Christinne Freitas de Sousa Lima Barbosa, seja multada em R$ 270 mil e que o município seja multado em R$ 7,2 milhões por descumprimento de decisão judicial a qual determinou a atualização do Portal da Transparência municipal.
- A Paraíba ganhou duas medalhas de ouro e uma de bronze no 5º Prêmio Queijo Brasil, maior premiação brasileira para queijos artesanais, em Santa Catarina. Os queijos ‘Serra do Pico’ e o ‘Cariri de Alfazema Braba’ são produzidos pelo Laticínio Grupiara da Fazenda Carnaúba, em Taperoá, a 216 km de João Pessoa, comandada pelo produtor rural Manelito Vilar, e ficaram com na primeira colocação, disputando com 718 concorrentes. Já o queijo ‘Arupiara’ ficou com o bronze. O queijo ‘Serra do Pico’ ganhou a medalha de bronze no “Mondial du Fromage” (Concurso Mundial de Queijos), realizado em Tours, na França. Em setembro, foi prata no mundial de queijos no Brasil. Ele é produzido com leite de vaca (Guzerá e Sindi) maturado e, por isso, tem menor teor de lactose. Já o ‘Cariri de Alfazema Braba’ e o ‘Arupiara’ são de cabras nativas. 

Duas pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (26) em Campina Grande no âmbito da terceira fase da Operação Famintos. Ivanildo Feliciano Gomes é um dos mandados de prisão. Ele seria o “irmão” das empresárias fictícias que foram criadas para legitimar o desvio dos recursos que deveriam ser empenhados na compra de merenda pela Prefeitura de Campina Grande.
A outra pessoa que foi alvo do mandado de prisão foi uma mulher identificada como Delmira. Ela teria contribuído para a criação de uma das empresárias fictícias, que foi batizada como Delmira Feliciano Gomes.
Clickpb/ Marcossilva/ conectapbb/ portalcorreiopb/ CENECISTA FM

0 Comments: