Onze vereadores são detidos por forjar congresso e desviar dinheiro

Onze vereadores são detidos por forjar congresso e desviar dinheiro

Onze vereadores de Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa, e um contador da Câmara Municipal foram detidos na madrugada desta terça-feira (5) na Operação Natal Luz, que investiga uso de dinheiro público em benefício próprio. Eles são suspeitos de terem forjado um congresso na cidade de Gramado, Rio Grande do Sul. As investigações são do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco).

De acordo com o delegado Allan Murilo Terruel, os investigados serão autuados em flagrante e responderão pelo crime de peculato. À imprensa, ele explicou que as autoridades desconfiaram dos vereadores quando eles programaram o curso com uma empresa de Sergipe. O que causou estranhamento e motivou as investigações foi o fato de que o evento não aconteceria nem na Paraíba, nem em Sergipe. Outro fato suspeito foi a ausência de divulgação do congresso.

“Temos um conjunto de elementos que apontam para o aproveitamento pessoal dessa viagem. A operação Natal Luz tem como objetivo formalizar o estudo sobre a possível prática de peculato. Ao longo do dia, iremos interrogar os suspeitos e quantificar o valor que foi retirado dos cofres públicos”, disse Allan Murilo Terruel.

Todos os detidos em flagrante devem passar por audiência de custódia ainda nesta terça.

Outro lado
Em entrevista ao vivo à TV Correio, o presidente da Câmara de Santa Rita, Anésio Alves, um dos investigados, negou que o congresso tenha sido forjado. Ele assegura que a programação de fato ocorreu. “Vamos provar o contraditório e apresentar ampla defesa. A motivação do delegado [para esta operação] não preenche os requisitos constitucionais, pois não ouviu o contraditório”, atacou. “Estamos aqui para prestar depoimento e esclarecer os fatos. Irei entregar ao delegado a relação de todos os congressos organizados pela Câmara de 2017 até hoje”, completou.  
Portal Correio

Os vereadores foram presos pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco). (Foto: Reprodução)
Nove dos 11 vereadores de Santa Rita que foram presos na madrugada desta terça-feira (5) estão exercendo mandato pela primeira vez no município.
clickpb

0 Comments: