Previsão para primeiro trimestre de 2020 favorece ocorrência de chuvas, na PB, diz Aesa

Previsão para primeiro trimestre de 2020 favorece ocorrência de chuvas, na PB, diz Aesa

Chuvas devem acontecer dentro da média histórica no semiárido paraibano, que contempla as regiões do Alto Sertão, Sertão e Cariri/Curimataú

A previsão do tempo para o primeiro trimestre de 2020 favorece a ocorrência de chuvas, na Paraíba. A informação é da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). As chuvas devem acontecer dentro da média histórica no semiárido paraibano, que contempla as regiões do Alto Sertão, Sertão e Cariri/Curimataú, entre os meses de janeiro e março de 2020.

De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, o fenômeno El Niño, que provoca alteração significativas na distribuição da temperatura, com grande alterações no clima, não deve ocorrer. O fenômeno La Ninã também não está previsto.

"Hoje estamos com o Oceano Pacífico com uma condição neutra. Já o Oceano Atlântico, que se encontrava numa situação não favorável, está nesses últimos meses com essa possibilidade de favorecimento", explicou a meteorologista.

Em termo numéricos, a estimativa é de que os totais pluviométricos acumulados no período podem oscilar em uma margem de 20% com relação à média histórica.

G1 PB

0 Comments: