Águas da transposição juntam-se a das chuvas para chegar a Boqueirão

Águas da transposição juntam-se a das chuvas para chegar a Boqueirão

Complexo Coremas-Mãe D’Água supera 150 milhões de metros cúbicos. - O complexo Coremas-Mãe D'Água ultrapassou na sexta-feira (06), a marca de 150 milhões de metros cúbicos de água, segundo informações oficiais da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba-AESA. Com capacidade total para mais de 1 bilhão 289 milhões de metros cúbicos de água, o complexo possui atualmente, mais de 151 milhões e 045 mil metros cúbicos, sendo mais de 66 milhões 876 mil no açude de Coremas e outros 84 milhões 168 mil metros cúbicos em Mãe D’Água.

O encontro das águas no Cariri paraibano. Após uma longa espera, as águas advindas da transposição do Rio São Francisco, chegaram ao açude Epitácio Pessoa em Boqueirão. O manancial, responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 18 municípios do Compartimento da Borborema, recebeu uma significativa recarga nos últimos dias devido a cheia dos rios Taperoá e Paraíba. O açude amanheceu na quinta-feira (5) com 122,78 milhões de metros cúbicos, o que equivale a 26,32% da capacidade total, segundo dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Isso significa que Boqueirão está com um aporte maior do que quando esteve no final do período chuvoso do ano passado. A notícia anima, pois a previsão pluviométrica para a região do Sertão, Alto Sertão, Cariri e Curimataú ainda é de chuvas fortes.

Pelo menos 20 famílias que moram na comunidade das casas populares em Carrapateira, no Sertão da Paraíba, foram retiradas de suas casas na quinta-feira (5), devido ao risco de rompimento de uma barragem localizada no sítio Voltas. De acordo como o Corpo de Bombeiros, a parte externa do reservatório cedeu. Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros em Carrapateira, tenente-coronel Edênio Mendes, o nível de água da barragem subiu por causa das fortes chuvas que caíram na região desde o início de 2020. As pessoas que deixaram o local foram realocadas nas casas de familiares, em uma escola e um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), cedidos pela Prefeitura de Carrapateira.


Sítio Riacho da Serra/Caicó – 49 mm

Distrito Palma/Caicó – 39 mm

Sítio Floresta/Serra Negra do Norte – 124 mm

Sítio Picos/Serra Negra do Norte – 130 mm

Sítio Barra do Cãibra/Serra Negra do Norte – 190 mm

Sítio Vassouras/Serra Negra do Norte – 150 mm

Acari/RN – 18 mm

Fazenda Suécia/São José de Espinharas/PB – 40 mm

Sítio Santa Luzia/B. Brejo do Cruz/PB – 17 mm

Sítio Braz Félix/B. Brejo do Cruz/PB – 08 mm

0 Comments: