JORNAL CENECISTA 14/03/2020

JORNAL CENECISTA 14/03/2020

A administração do prefeito de Nova Palmeira, Aílton Gomes Medeiros, está no seu quarto ano trazendo benefícios e bem-estar à população nova-palmeirense.
Com o intuito de informar aos seus conterrâneos, as ações e decisões tomadas pela Gestão Construindo Uma Nova História, Aílton, juntamente com sua equipe de secretários, estará participando neste sábado, 14 de março, do programa mensal que a prefeitura leva ao ar na rádio Cenecista 89,9 FM, de Picuí. TAMBÉM 11:00 O INFORMATIVO DE FREI MARTINHO, Prefeito AIDO e convidados. O intuito é informar aos seus conterrâneos, as ações e decisões tomadas pela Gestão.

O ex-governador Ricardo Coutinho se defendeu das acusações de corrupção que pesam sobre ele na Operação Calvário, em sua primeira entrevista depois de ter sido preso em 2019. "Na verdade, quem tem que provar que existe uma Orcrim, não sou eu. Estou sendo acusado injustamente", disse. A entrevista na rádio Sanhauá AM teve início ao meio-dia desta sexta-feira (13), o programa termina às 14h.
Ricardo Coutinho sustenta que é inocente e questiona a falta de provas do processo. "O Ministério Público até hoje não conseguiu apresentar uma única prova e nem vai", afirmou."Essa suposta organização criminosa se abate sobre oito produtos comprados, que o governador não tem qualquer ingerência. O governador não faz esse tipo de coisa como tentaram levar a população da Paraíba a crer", comentou Ricardo, destacando que toda a denúncia leva em conta oito produtos e dois contratos com Organizações Sociais. Ele insistiu em dizer que não há superfaturamento nos contratos."Eu não sou o primeiro nem serei o último a ser acusado com essa doença que tomou conta do Brasil nos últimos anos", disse ele. O ex-governador comparou a situação em que se encontra com a investigação da Lava-Jato, que, segundo ele, hoje está totalmente desacreditada.

Professores da rede municipal de Natal aprovaram indicativo de greve da categoria. A deliberação aconteceu em assembleia na tarde desta quinta-feira (12), na sede estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no RN. A categoria cobra da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação (SME) os 12,84% relativos ao Piso Salarial de 2020. Até o momento o município não apresentou ao Sindicato proposta formal para quitar a correção.

O presidente da República Jair Bolsonaro deverá passar por um novo exame de coronavírus em sete dias e ficar em isolamento até essa verificação. De acordo com o jornal O Globo, o procedimento é igual ao padrão adotado pelo Ministério da Saúde em relação aos brasileiros que retornaram de Wuhan, na China, e ficaram em quarentena.
Conforme o jornal Estado de S. Paulo, a medida é necessária pelo tempo que Bolsonaro passou com Fábio Wajngarten, secretário de Comunicação da Presidência diagnosticado com coronavírus nesta semana. Ambos viajaram a Miami (EUA) no último fim de semana.
Bolsonaro também passará por uma terceira verificação dentro de 14 dias, segundo o protocolo da Operação Regresso.

-O Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (13), por meio do Twitter da Secretaria de Planejamento e das Finanças (Seplan), que irá adiantar para este sábado (14) o pagamento dos servidores que recebem até R$ 4 mil, além da categoria da segurança pública e 30% para quem recebe acima desse valor.

 O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (13), emergência nacional devido ao rápido avanço da pandemia de coronavírus, abrindo as portas para mais ajuda federal para combater a doença no país. Até o momento, os Estados Unidos registram 1.268 casos, segundo o mapeamento em tempo real da Universidade Johns Hopkins, e 33 mortes. O anúncio se deu em uma entrevista coletiva à imprensa. 

Foram prorrogadas as inscrições para o concurso da Prefeitura de São José da Lagoa Tapada, no Sertão da Paraíba, a 462 km de João Pessoa, para preenchimento 23 vagas do quadro de pessoal. O prazo terminaria nesta sexta (3), mas agora segue até a próxima sexta-feira (20), conforme o aditivo publicado pela organizadora do concurso.

A Energisa inscreve até domingo (15) estudantes interessados no processo seletivo para estágio na empresa em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Guarabira. As inscrições podem ser feitas no site do Grupo Energisa e podem participar alunos do ensino superior e do ensino médio técnico. O programa de estágio possui um ano de duração e há possibilidade de renovação de contrato. Para efetuar a inscrição, os candidatos devem acessar o site informado, selecionar PB no campo estado e conferir as vagas, os locais ofertados e todos os pré-requisitos necessários. 

- Uma criança de 9 anos morreu depois de ter sido atingida por um muro e arrastada pela força de uma correnteza causada pelas chuvas, que caem na Grande Natal. A vítima foi Alessandro David Nogueira, que brincava com mais duas crianças no bairro Jardim Lola, em São Gonçalo do Amarante, na tarde de quinta-feira (12).
As outras duas crianças eram o irmão de Alessandro, que quebrou a perna, e um amigo, que teve ferimentos leves. 

Iniciam nesta segunda-feira (16) as inscrições de médicos, com CRM Brasil, que desejem trabalhar no combate ao novo coronavírus (Covid-19) nas capitais e grandes centros, além dos municípios mais carentes e aldeias indígenas. A convocação está sendo feita pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Mais Médicos, para mais de 5 mil profissionais. A remuneração será de R$ 12 mil e o contrato terá duração de 1 ano.

O governador João Azevêdo determinou, nesta sexta-feira (13), a decretação de situação de emergência em saúde pública em virtude da epidemia do novo coronavírus no Brasil com potenciais repercussões na Paraíba. A medida, que será publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (14), tem caráter preventivo e objetiva assegurar estruturas necessárias para o enfrentamento de possíveis casos no estado, que possui 13,32% da população acima de 60 anos de idade, grupo mais vulnerável à doença. 
Motivos
A decisão teve como base o Estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decretado pelo Ministério da Saúde; a declaração da condição de transmissão pandêmica sustentada da infecção humana pelo coronavírus, anunciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS); a necessidade de se estabelecer um plano de resposta efetivo para esta condição de saúde de ampla repercussão populacional, no âmbito do Brasil e da Paraíba; e a confirmação de casos de coronavírus nos Estados vizinhos de Pernambuco e Rio Grande do Norte.

A partir da próxima segunda-feira (16), os servidores das seis unidades do MPF na Paraíba farão revezamento de trabalho remoto – inclusive os chefes. Cada setor e gabinete deve ter apenas uma pessoa dando expediente de forma presencial. As medidas foram definidas em reuniões realizadas nesta sexta-feira (13), entre setores da Administração da PR/PB, a médica do órgão e o procurador-chefe. Todas as providências foram tomadas com base na Portaria PGR/MPU nº 60, de 12 de março de 2020. Já os estagiários estão liberados dos serviços nas sedes, devendo todos realizar trabalhos de casa, mediante ajustes com os supervisores.

Um corpo que tinha sido enterrado no cemitério de Parnamirim, na região metropolitana de Natal, ficou exposto após o muro do local desabar e a força da água que alagava a rua abrir algumas das covas. A capital registrou 122 milímetros em 12 horas, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). De acordo com moradores, o barulho do desabamento do muro foi ouvido na madrugada desta sexta-feira (13), mas apenas pela manhã eles perceberam a situação.

- Já são 17 os casos suspeitos de Coronavírus na Paraíba que estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde do Estado, de acordo com atualização de boletim divulgado na noite desta sexta-feira (13). Apesar disso, até o momento não foi confirmado nenhum caso de Coronavírus no estado. Os pacientes seguem isolados em suas casas e acompanhados por equipes da vigilância sanitária. Seis casos suspeitos de Coronavírus na Paraíba já foram descartados após o resultado de exames. NO BRASIL já são 96 casos confirmados.

- O Açude São José I, localizado em São José de Piranhas, no Sertão da Paraíba, sangrou nesta sexta-feira (13), segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). De acordo com a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, o volume atual do reservatório é de 3.290.650 m³, o que corresponde a 107% da sua capacidade. Conforme dados da Aesa, durante as fortes chuvas desta sexta-feira (13), foram registradas precipitações de 74 mm no município. Durante as chuvas, o reservatório atingiu uma quantidade de água maior que sua capacidade e transbordou.

0 Comments: