JORNAL CENECISTA 16/03/2020

JORNAL CENECISTA 16/03/2020



- O Hospital Regional Felipe Tiago Gomes, sediado em Picuí, município localizado na região do Seridó da Paraíba, inicia na manhã desta segunda-feira (16) o Mutirão de Cirurgias de Cataratas. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da unidade de saúde, Alfredo Dantas, durante participação no Programa Picuí em Foco  líder de audiência em Picuí e região ‒ deste domingo (15), onde esteve junto da ex-deputada estadual Gilma Germano (PSB) e do deputado estadual Buba Germano (PSB). Segundo Alfredo, a unidade de saúde está habilitada para realizar 250 cirurgias. Pacientes de Picuí e de outros municípios que compõe as regiões do Seridó e Curimataú paraibano que já estão cadastrados serão beneficiados por meio do Programa Opera Paraíba, do Governo do Estado.

- O RJ registrou neste domingo (15) o primeiro paciente com coronavírus em estado gravíssimo. Trata-se de um homem na faixa dos 60 anos internado em um hospital da rede privada. "O sistema respiratório [está] comprometido. [O paciente] já está entubado, gravíssimo", afirmou o governador Wilson Witzel na noite deste domingo. Não há detalhes de como o paciente contraiu o vírus nem de onde ele está internado. Ele é o segundo caso grave de Covid-19 do Brasil. O primeiro é o de uma mulher no Distrito Federal. No boletim deste domingo da Secretaria Estadual de Saúde, o RJ registrava 24 casos confirmados e 95 suspeitos — 147 foram descartados. Em todo o país, eram 200.

- O ministério da Economia deverá reduzir o teto dos juros dos empréstimos consignados para os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), além de ampliar o prazo máximo das operações. A medida faz parte do pacote de providências que estão em análise para amenizar os efeitos da pandemia de coronavírus.

- Foi sepultada no início da noite deste domingo (15), o corpo da jovem Mariany Garcia (foto). O cortejo fúnebre foi acompanhado por uma multidão de pessoas formada por cavaleiros, motoqueiros, familiares, amigos e populares em clima de muita comoção. Mariany era ‘amante’ de vaquejadas, cavalgadas e motocross e em vida fez muitos amigos que vieram dá o último adeus a querida jovem.Vítima de um acidente de moto na PB 151 no período de carnaval, Mariane convalesceu por vários dias num leito de hospital, lutando pela vida, mas na manhã deste sábado (14), a guerreira não resistiu e faleceu.

O Ministério da Educação (MEC), estados e municípios estão se unindo para articular estratégias de combate ao novo coronavírus (Covid-19) na área da educação. As unidades federativas passam por momentos diferentes em termos de propagação do vírus. O Distrito Federal e o Rio de Janeiro, por exemplo, decidiram suspender as aulas, mas, em Mato Grosso do Sul, que até sexta-feira não tinha casos confirmados da doença, o sistema de ensino mantinha as orientações de prevenção.

Foto: Reprodução
Cícero Cândido da Silva
- Na madrugada deste domingo (15), mais um crime violento em Picuí, PB, foi assassinado de Cícero Cândido da Silva, mais conhecido por 'Cibele Cabeleireiro'. O crime aconteceu no bairro Limeira, nas proximidades do bar de Véi. Segundo informações, a vítima foi alvejada com quatro tiros no braço e peito, óbito no local.

A Polícia Militar foi acionada , a fim de identificar o autor do crime. Ate o momento ninguém foi preso.

As aulas e quaisquer outras atividades presenciais na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) estão suspensas por 30 dias. A instituição orienta as faculdades e os departamentos a adotarem sistemas online para a conclusão das aulas e demais atividades do semestre 2019.2, que tem seu encerramento marcado para o dia 28 de março de 2020. A UERN é a primeira instituição de ensino superior do Estado a tomar essa iniciativa.

- Pesquisadores do Brasil estão desenvolvendo uma vacina contra o novo coronavírus (Sars-Cov-2), o vírus responsável pela doença Covid-19. O modelo é diferente do empregado em projetos por pesquisadores de outros países, e tem perspectiva de testes em animais nos próximos meses.
O projeto é liderado por cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e pelo Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (Incor). 

A pandemia de coronavírus aumentou a preocupação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a licitação que prevê a compra de até 180 mil novas urnas para as eleições municipais, a um custo de R$ 696,5 milhões. Como algumas peças das urnas são fabricadas na China, onde se originou o vírus, técnicos do tribunal veem risco de haver atraso na entrega dos aparelhos.

Um fato inusitado chamou a atenção da população de Bayeux durante sessão na Câmara nesta terça-feira (10). O vereador Adriano do Táxi acabou se confundindo durante pronunciamento em plenário e se declarando contra a dentadura. No entanto, o ato falho de Adriano do Táxi se destacou e acabou viralizando nas redes sociais. “Contra a dentadura, eu voto não!”, declarou Adriano do Táxi, se pronunciando contra o pedido de intervenção. O discurso arrancou risadas dos que estavam no local. Possivelmente o vereador fazia referência ao termo ‘ditadura’, contestando a intervenção na gestão do prefeito Berg Lima.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou neste domingo (15) alerta de perigo por chuvas intensas na Paraíba e mais seis estados. De acordo com o aviso, durante este domingo e até as 10h desta segunda-feira (16), pode ocorrer chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Chegou a 11, neste domingo (15), o número de membros da comitiva do presidente Jair Bolsonaro na viagem aos Estados Unidos, na última semana, com teste positivo para o novo coronavírus. A lista inclui quatro membros da "equipe de apoio" à viagem oficial. Segundo o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), toda essa equipe – seguranças, assessores de comunicação e de cerimonial, por exemplo – já tinha "optado por um regime de auto-isolamento" desde a chegada ao Brasil.

Alunos de escolas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte não terão dificuldades para realização de inscrições na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) por causa da greve dos professores. É que a unidade de ensino é quem faz diretamente o cadastro da demanda, sem a necessidade presencial dos alunos.

O plenário da Câmara dos Deputados poderá votar na próxima terça-feira (17) a medida provisória (MP) que torna permanente o pagamento de 13º salário para beneficiários do Bolsa Família. Aprovado na Comissão Mista do Congresso criada para analisar a MP 898/2019 no início deste mês, o relatório do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) amplia o pagamento do benefício extra em todos os anos com o formato de “abono natalino”.

Durante emboscada registrada por volta das 16h30min deste domingo (15), o ex-vereador do município de Diamante (PB) e irmão da Prefeita Carmelita de Lucena Mangueira, identificado pelo nome de Francisco de Assis Vieira de Lucena (Tiquinho de Neto Vieira) de 55 anos, foi assassinado com vários disparos de arma de fogo. Segundo informações, dois homens em uma moto Honda Bross de cor preta, abordaram a vítima (Tiquinho) no momento que ele chegava em sua residência, que fica no centro da cidade de Santa Inês (sua terra natal e onde ele residia). Testemunhas informaram que as cenas foram de execução e que após o crime, os autores fugiram com destino ignorado.

A Paraíba não registrou caso confirmado para o novo Coronavírus (Covid-19). Segundo os dados divulgados neste domingo (15), 11 casos foram descartados e 27 aguardam resultado de exames para diagnóstico. A notificação de caso suspeito é obrigatória e deve ser realizada por todo serviço de saúde ao atender paciente que se enquadre nos critérios definidos pelo Ministério da Saúde.

- O Maior São João do Mundo 2020, em Campina Grande pode ser cancelado ou sofrer grandes mudanças caso avanço do Coronavírus não seja controlado no país. As possíveis mudanças dependem das recomendações das autoridades que tentam conter transmissão da doença no país. 

- As celebrações litúrgicas da Semana Santa serão realizadas sem os fiéis na Praça São Pedro, anunciou o Vaticano neste domingo (15). A decisão tem o objetivo de evitar a propagação do novo coronavírus. “Devido à atual emergência sanitária, todas as celebrações litúrgicas da Semana Santa serão realizadas sem a presença física dos fiéis”, afirmou o Vaticano em comunicado. “Da mesma forma, comunicamos que domingo, 12 de abril de 2020, a recitação do ‘Angelus’ pelo papa Francisco será transmitida apenas via ‘streaming’”, acrescentou o Vaticano.

0 Comments: